Medalhas de ouro para azeite de Murça ajudam a abrir portas à exportação

| País
Porto Canal / Agências

Murça, 03 jul (Lusa) -- O azeite da Cooperativa dos Olivicultores de Murça conquistou duas medalhas de ouro em Israel e Estados Unidos da América (EUA), que ajudam a "abrir portas à exportação" nesta organização que tem a China como principal cliente externo.

"Estas medalhas são extremamente importantes principalmente para a exportação, porque são dois concursos importantes em duas zonas do mundo completamente distintas", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da direção da cooperativa, Rui Dias.

O azeite Porca de Murça recebeu a medalha de ouro Prestige no Concurso TerraOlivo 2014, em Israel, e conseguiu, mais uma vez, conquistar a medalha de ouro no concurso internacional "Los Angeles International Olive Oil Competition 2014", nos EUA.

"Estamos já a receber pedidos de cotação de vários sítios do globo para exportar para destinos onde já estamos implementados e para novos mercados. As notícias foram-se espalhando pelos especialistas", acrescentou.

Os azeites de Murça estão presentes em 40 mercados, desde o mercado da saudade na Europa, ao Brasil, Angola, Moçambique, Canadá, EUA e China, para onde se iniciou a exportação há mais de dois anos.

O dirigente salientou que a China é considerada "um dos maiores clientes" da organização que prepara, neste momento, mais um contentor para seguir para aquele país do oriente que consome na ordem dos "50 a 100 mil litros de azeite" de Murça por ano.

Em 10 anos, a cooperativa ganhou pelo menos seis medalhas de ouro nos EUA, país para onde as vendas têm aumentado precisamente, na opinião de Rui Dias, devido "à boa performance" nos concursos.

A exportação representa já cerca de 60% do volume de negócios da cooperativa.

Segundo o responsável, a produção média anual ronda o meio milhão de litros e o volume de negócios os dois milhões de euros por ano.

Rui Dias considerou a conquista do ouro nos dois concursos internacionais como o reconhecimento pela qualidade e trabalho dos agricultores do concelho e da cooperativa.

"Satisfaz-nos imensamente termos conseguido um azeite desta qualidade e que é reconhecido, por incrível que possa parecer, apenas e só fora de Portugal", sublinhou.

Contabilizando cerca de 900 associados, a cooperativa agrícola representa a maioria dos pequenos produtores do concelho de Murça.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.