Suárez pode treinar-se e mesmo ser transferido, esclarece a FIFA

Suárez pode treinar-se e mesmo ser transferido, esclarece a FIFA
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

 O futebolista uruguaio Luis Suárez, suspenso pela FIFA por nove jogos e quatro meses por ter mordido um adversário, poderá, no entanto, treinar-se nesse período e mesmo ser transferido do Liverpool, esclareceu hoje o organismo.

Em conferência de imprensa realizada no Rio de Janeiro, à margem do Mundial de futebol, Claudio Sulser, presidente da comissão de disciplina da FIFA, disse que impedir o treino ou uma eventual transferência seria "um castigo desproporcionado" e que "não se podem limitar esses direitos do jogador".

A FIFA confirma também ter recebido por parte da federação de futebol uruguaia (AUF) um recurso relativo ao castigo de Suárez. "Não podemos fazer mais comentários sobre esse dossier [Suárez], porque um recurso foi apresentado", disse Sulser.

A AUF tinha até domingo para recorrer do castigo a Luis Suárez por ter mordido o italiano Giorgio Chiellini, em jogo da terceira jornada da fase de grupos do Mundial2014.

Na mesma conferência de imprensa, que serviu para lançar as jornadas de luta contra o racismo, nos quartos de final da prova, os antigos jogadores Cafú, do Brasil, e Dwight Yorke, de Trinidad e Tobago, manifestaram o seu acordo pelo castigo aplicado a Suárez.

"É algo que não deve acontecer no terreno de jogo e que tem de ser castigado" disse Cafú, com Yorke a afirmar que "era necessário um castigo". "Seguramente que a comissão de disciplina fez um estudo cuidadoso para aplicar a sanção adequada. Como jogador, não gostas que te mordam, cuspam ou batam, é necessário que exista um comportamento correto em campo e os castigos devem transmitir essa mensagem", acrescentou o trinitário.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.