Vencedor do concurso de Ideias de Inovação Social da AMP conhecido dia 24

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 03 jul (Lusa) -- A Área Metropolitana do Porto (AMP) já selecionou os dez finalistas do Concurso de Ideias de Inovação Social, que visa promover projetos com potencial de resolução de problemas sociais, estando marcado para o dia 24 o anúncio do vencedor.

Este concurso de ideias foi lançado para "potenciar e capacitar projetos de inovação social com vista à criação de uma sociedade mais inclusiva e sustentável", tendo sido recebidas 50 ideias.

Os autores dos dez projetos finalistas participarão na sexta-feira e no sábado, em São João da Madeira, no "Campus de Inovação Social", que reunirá empreendedores, investidores e mentores com experiência nesta área.

De acordo com informação divulgada hoje pela AMP, o campus, no qual os finalistas apresentarão as suas ideias a mentores, será um "lugar de partilha de conhecimentos e construção de relações que guiam os empreendedores sociais a transformar ideias em negócio".

Nos dez finalistas está "WelcomeHOME - projeto cooperativo orientado para o apoio a pessoas em situação de sem abrigo", do Porto, ideia que permitirá "desmistificar alguns preconceitos relacionados com a população em questão e permitir que esta tenha oportunidades de trabalho, formação adequada e acompanhamento psicossocial continuado através do turismo".

"More Me -- Design e Produção de Vestuário Feminino 'Veste Fácil'", de São João Madeira, é um projeto que se propõe criar um vestuário de design inovador destinado a pessoas com mobilidade reduzida.

Já o projeto "YAY -- Plataforma de apoio às terapias convencionais de crianças com ASD [autismo]", da Póvoa de Varzim, baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação de software que disponibilizará "ferramentas complementares às terapias existentes, que se diferenciem, do ponto de vista tecnológico, das que existem atualmente no mercado".

Criada na Maia, a ideia "REDON -- Zero desperdício" pretende responder ao problema do desperdício alimentar e ao do desemprego junto dos jovens, propondo a criação de uma linha de compotas artesanais e de um serviço de acesso à comunidade associado a uma cozinha sustentável e saudável.

"Topame Pesca - Transformação e Otimização através de uma Plataforma de Análise e Modelação Ecológica", da Póvoa de Varzim, é um projeto de criação de uma 'start up' de base tecnológica, onde é prestado um serviço mais focado para a pesca, visando reduzir os encargos com o consumo de combustível, bem como ajudar na procura de peixe e essencialmente uma responsabilidade social para com as famílias.

"Feltrando - transformar a criatividade inclusiva em negócio", de São João da Madeira, é um projeto de criação de design de mobiliário e acessórios de moda que visa colmatar "as lacunas existentes quanto à ocupação, formação, emprego e reinserção socioprofissional de população toxicodependente e alcoólica".

"Associação Desporto para todos (ADPT)", de Gaia, visa captar jovens com deficiência e permitir a sua posterior integração nos circuitos de competição.

"DIAPOTEK - Gestão Terapêutica", de Gondomar, é um projeto finalista que surge com o objetivo de apoiar todos os intervenientes do circuito do medicamento.

Foi também escolhido o projeto "Bolsa Jovens Talentos - Apoio ao desenvolvimento de futuros valores de Portugal", do Porto, que pretende criar um mecanismo de apoio a jovens com perspetivas de futuras carreiras de sucesso, por meio da criação de uma plataforma online, tendo como objetivo "inverter o problema social da falta de apoio a jovens talentos sem recursos, bem como em valorizar um futuro da sociedade Portuguesa".

O projeto "Enroll a family - plataforma online de recrutamento em família", de Santa Maria da Feira, visa ajudar as famílias nos problemas de emprego e mobilidade.

Em 2013, a AMP atribuiu o primeiro prémio do concurso de ideias promovido pelo Centro de Inovação Social Metropolitano (CIS-M) ao projeto "Adaptable", da autoria de Nuno Monteiro, Pedro Guedes e Isabel Mendes.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.