António Félix da Costa piloto da Amlin Aguri na estreante Formula E

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 02 jul (Lusa) - António Félix da Costa vai competir na estreia da Formula E, alinhando pela Amlin Aguri no primeiro campeonato de monolugares totalmente elétricos, prova que pretende revolucionar todo o panorama automobilístico mundial.

"Estou muito contente por representar Portugal e ter a oportunidade de disputar a Formula E nesta temporada inaugural, um campeonato que vai marcar o virar de uma importante página no automobilismo mundial. Sem dúvida estamos a dar um passo enorme em termos de inovação e tecnologia e é um grande orgulho para mim ter sido escolhido pela Amlin Aguri, uma equipa com grande historial que está a apostar muito na Fórmula E", disse.

O luso de 22 anos, que vai conciliar este projeto com o papel de piloto oficial da BMW no DTM e as tarefas de piloto de testes e reserva de Fórmula 1 da Red Bull, manifesta-se "ansioso por iniciar este novo desafio", congratulando-se pelo facto de a tecnologia ser "fundamental" na nova competição.

Na quinta-feira, terá o primeiro contacto com a equipa Amlin Aguri e com o carro no circuito inglês de Donington Park.

"É um prazer contarmos com o António na equipa. É um piloto muitíssimo rápido e com provas dadas no automobilismo mundial, quer em termos de testes de Fórmula 1, como a magistral vitória no Grande Prémio de Macau na Fórmula 3, e agora este início de época no DTM. Estou confiante de que, com o António, a Amlin Aguri será candidata aos pódios", referiu Mark Preston, diretor de equipa.

Jean Todt, presidente da FIA, manifestou "entusiasmo" pelo novo desafio: "A Formula E oferecerá entretenimento e uma nova oportunidade de partilhar os valores da FIA para a energia limpa, a mobilidade e a sustentabilidade. Com a Formula E, a FIA está definitivamente a olhar para o futuro".

O monolugar Spark-Renault SRT-01E é o primeiro carro "zero emissões" a ser homologado pela FIA e aquele que será utilizado neste primeiro ano por todas as equipas.

Dotado da mais recente tecnologia, o SRT-01E foi construído pela Dallara e atingirá uma velocidade máxima de 230 quilómetros/hora.

A Renault é a responsável pelo fornecimento dos motores e vai supervisionar toda a integração de sistemas, enquanto a Williams vai garantir as baterias que produzem 200kw, o equivalente a 270 cavalos de potência.

Operando como um "campeonato aberto", a série dá aos fabricantes e construtores de automóveis a oportunidade de mostrar as suas inovações de energia elétrica num ambiente de corrida, com a possibilidade de projetarem carros com as especificações técnicas estabelecidas pela FIA.

O campeonato é composto por 10 equipas de dois pilotos cada (os "Fórmula 1" Sébastien Buemi, Bruno Senna, Nick Heidfeld, Jarno Trulli, Jaime Alguersuari e Lucas di Grassi são alguns dos competidores) e o calendário engloba 10 etapas, todas citadinas:

13 setembro - Pequim (China).

18 outubro - Putrajaya (Malásia).

13 dezembro - Punta Del Este (Uruguai).

10 janeiro - Buenos Aires (Argentina).

14 fevereiro - a anunciar.

14 março - Miami (Estados Unidos).

04 abril - Long Beach (Estados Unidos).

09 maio -- Mónaco.

30 maio - Berlim (Alemanha).

27 junho - Londres (Inglaterra).

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.