José Campos, ex-vereador em Felgueiras, diz que a cidade da Lixa devia ser vila

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 02 jul (Lusa) - O ex-vereador da Câmara de Felgueiras José Campos defendeu hoje que a Lixa, cidade desde 1995, volte a ser vila, porque o novo estatuto foi "uma ilusão e não trouxe nada de novo".

"Fazia sentido que o movimento fosse ao contrário. Vamos humildemente baixar o título e constituir-nos num grupo mais unido e seremos mais fortes e respeitados", defendeu, acrescentando:

José Campos é comandante dos Bombeiros da Lixa e presidente da Casa do Povo de Borba de Godim, uma das maiores instituições de solidariedade social do concelho de Felgueiras. Em 2005, foi candidato do PS à Câmara de Felgueiras.

"Temos de ser sérios e coerentes. O título de cidade não trouxe nada de novo, o que contraria o velho sonho dos velhos lixenses", frisou.

À Lusa, o antigo vereador admitiu estar a ser "politicamente incorreto", mas recordou que a área urbana da Lixa "estagnou" desde meados da década de 90.

"O sonho era que o título de cidade pudesse conceder-lhe um alargamento que não aconteceu", observou.

José Campos explicou que sua posição também decorre da recente "expurgação" de duas freguesias (Macieira da Lixa e Santão) que estavam agregadas à cidade da Lixa, na sequência da recente reforma administrativa.

"Com essa diminuição, acho que, humildemente, devemos fazer com que este território, que agora se consubstancia em duas freguesias, passe a ser a vila da Lixa", declarou.

Se tal ocorresse, acrescentou, "todos os lixenses passariam a ter uma forma mais convincente de se afirmarem como verdadeiros lixenses".

Para o antigo autarca, residente na Lixa há mais de 40 anos, a menor dimensão do atual território, formado pela União de Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, retirou força e poder de influência junto da Câmara de Felgueiras.

Aquela personalidade recordou à Lusa que muitos dos que há 19 anos "lutaram para que a Lixa fosse cidade" o fizeram porque "alimentavam o sonho" de o novo estatuto contribuir para a criação do concelho.

Campos admitiu que muitos lixenses, sobretudo os mais velhos, sentem "enorme frustração" por nunca ter sido criado o concelho da Lixa.

Olhando para os casos de "sucesso" dos novos municípios da Trofa e de Vizela, o antigo vereador disse acreditar que, se o concelho tivesse sido criado, a atual cidade da Lixa seria hoje maior e teria mais infraestruturas e equipamentos.

Voltando à questão da perda de importância no contexto do território, o ex-autarca criticou os lixenses que, no passado, quando estavam na oposição [PSD], até defenderam a criação do concelho e agora, que até estão na Câmara de Felgueiras, não reconheçam que a Lixa "perdeu importância".

A propósito, censurou o "taticismo" do PSD e do PS locais por não terem aproveitado a recente reforma administrativa para dar uma nova configuração ao concelho, criando grandes freguesias, partindo dos principais quatro centros urbanos (Margaride, Lixa, Barrosas e Longra).

"O ex-ministro Relvas tinha muitos defeitos, mas aqui paga uma fatura que não lhe é devida. Ele pôs as decisões nas mãos do povo, mas os reesposáveis locais é que não assumiram as suas responsabilidades", concluiu.

APM.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.