Músico Jorge Lima Barreto inspira bienal em Vinhais

| Norte
Porto Canal / Agências

Vinhais, 02 jul (Lusa) -- O município de Vinhais promove entre sexta-feira e domingo a primeira bienal Jorge Lima Barreto em homenagem ao músico natural do concelho transmontano com concertos, conferências, exposições e a presença de artistas que acompanharam o seu percurso.

"Trata-se de um evento que pretende, acima de tudo, homenagear e lembrar um dos maiores musicólogos portugueses, Jorge Lima Barreto, natural de Vinhais", de acordo com Roberto Afonso, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vinhais, a promotora da iniciativa.

Jorge Lima Barreto morreu em 2011 aos 61 anos e foi fundador dos Anar Band, com Rui Reininho, Associação Conceptual de Musica e o Anar Jazz Trio, com Carlos Zíngaro e António Pinho Vargas, o Telectu, com Vítor Rua, e Zul Zelub, com Jonas Runa.

Destacou-se, também, pelas correntes musicais desenvolvidas em torno da música minimal repetitiva, experimental e eletrónica, como conferencista, jornalista e pela vasta obra discográfica e bibliográfica publicada, como recorda o município transmontano.

Com o lema "Arte é vida e vida é arte", durante três dias, a pequena vila do Distrito de Bragança vai assistir, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais, a conferências, concertos/performances e workshops, com músicos e performers nacionais e internacionais que acompanharam Jorge Lima Barreto ao longo do seu percurso musical nas várias digressões mundiais.

Entre as presenças anunciadas encontram-se Vitor Rua, Jonas Runa, Luís San Payo, Chris Cutler, Dwart, Kersten Glandien, Ilsa d'Orzac, Manoel Barbosa, Ana Borralho e João Galante.

A bienal integra também a exposição "JLB -- Viver com a música nos olhos", onde, além de material sobre a vida e obra do músico, se destaca "Piano Dentelle #2", de Joana Vasconcelos.

A obra da artista portuguesa, realizada em 2008 e que estará exposta durante os três dias da bienal, foi utilizada num concerto de Jorge Lima Barreto e servirá também para Jonas Runa executar a performance "Piano Dentelle Electrolírico", programada para sábado.

Nesta bienal António Barros expõe "Portugal no seu melhor" e Silvestre Pestana apresenta a instalação "Águas Vivas", cuja fotografia serviu de capa ao álbum de Jorge Lima Barreto Neo Neon, com a qual venceu o Grande Prémio da Bienal de Arte de Cerveira em 2003.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.