Pio Alves é a partir de hoje o adminsitrador apostólico da Diocese do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 01 jul (Lusa) -- Pio Alves é a partir de hoje o administrador apostólico da Diocese do Porto, função que desempenhará até à nomeação do bispo que vai suceder a Manuel Clemente, foi hoje anunciado.

"Por nomeação de sua santidade o papa Francisco, a partir do dia 01 de julho o senhor D. Pio Alves desempenha as funções de administrador apostólico da Diocese do Porto até à designação do novo bispo do Porto", informou a Diocese do Porto.

Pio Alves, de 68 anos, é um dos bispos auxiliares do Porto, cargo para o qual foi nomeado a 18 de fevereiro de 2011 por Bento XVI.

Tendo sido ordenado bispo em Braga a 10 de abril de 2011, preside também à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja.

Natural de Lanheses, em Viana do Castelo, Pio Alves foi ordenado sacerdote em 1968, após ter frequentado o seminário de Braga.

No primeiro ano de sacerdócio, o administrador apostólico da diocese do Porto foi coadjutor na paróquia de Creixomil, em Guimarães.

Pio Alves doutorou-se em Teologia Patrística na Universidade de Navarra, em Espanha, onde permaneceu como docente até 1983.

O bispo foi também diretor do arquivo e Biblioteca da Sé de Braga e diretor do Tesouro-Museu da Sé de Braga e, nessa qualidade, presidiu aos trabalhos de ampliação e remodelação das suas instalações e coordenou a preparação da exposição permanente "Raízes de Eternidade. Jesus Cristo, Uma Igreja".

Manuel Clemente, de 64 anos, que exerceu as funções de bispo do Porto desde 2007, foi nomeado sucessor de José Policarpo no dia 18 de maio, devendo tomar posse do cargo de patriarca de Lisboa no sábado, na Sé.

JAP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.