Abaixo-assinado defende manutenção de escola em aldeia do Sabugal

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 02 jul (Lusa) - As mães das crianças das aldeias servidas pela escola do ensino básico de Santo Estevão, no concelho do Sabugal, estão a recolher assinaturas para tentarem impedir o encerramento do estabelecimento de ensino no próximo ano letivo.

O Ministério da Educação e Ciência determinou o fecho da escola de Santo Estevão, na União das Freguesias de Santo Estêvão e Moita, na zona sul do concelho do Sabugal.

Cerca de uma dezena de mães das localidades servidas pela escola - Malcata, Santo Estêvão, Casteleiro, Terreiro das Bruxas, Moita e Vale da Senhora da Póvoa - lançaram um abaixo-assinado e uma petição na internet, na qual recolhem assinaturas para entregar no Ministério da Educação e na Câmara Municipal do Sabugal.

Isabel Pereira, a mãe que lidera o processo, disse hoje à agência Lusa que a medida do Governo é rejeitada por completo, porque vai obrigar a transportar as crianças para a cidade do Sabugal.

"Vai ser muito complicado, porque são crianças pequeninas. Por exemplo, quando entram para a escola, aos seis anos, fazerem um percurso de 20-25 minutos até ao Sabugal, têm que se levantar muito cedo. Vão chegar tarde a casa, são crianças muito pequeninas e é complicado", referiu.

A mulher acusa os decisores políticos de pensarem "só neles": "Eles gostam muito de brincar aos políticos e esquecem-se das crianças que não têm culpa nenhuma destas situações".

Isabel Pereira adiantou que as mães das crianças "estão dispostas a tudo" para travarem a decisão do fecho da escola, incluindo deslocarem-se a Lisboa e a fazerem "uma revolução à frente do Ministério".

O estabelecimento de ensino tem "todas as condições" para continuar a funcionar, embora no próximo ano letivo apenas fosse frequentado por cinco alunos, disse.

A aldeia de Santo Estevão também possui jardim-de-infância, com cerca de uma dezena de crianças.

No abaixo-assinado e na petição na internet, os autores apelam ao Governo que revogue "de imediato" a decisão "que prejudica gravemente a população para cá do [rio] Côa".

O Ministério da Educação e Ciência anunciou que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.

"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.

Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu na sexta-feira mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".

ASR (AMV) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".