Baixo Vouga perdeu empresas e empregos mas reforçou exportações

| Economia
Porto Canal / Agências

Aveiro, 01 jul (Lusa) - O Baixo Vouga perdeu 3.122 empresas e 5.117 empregos, entre 2009 e 2011, mas reforçou as exportações, revela um estudo de caracterização do programa Aveiro Empreendedor, a que a Lusa teve hoje acesso.

O Baixo Vouga, constituído pelos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), acrescido da Mealhada, contribui com 3,4% do produto interno bruto (PIB) nacional, sendo o agrupamento de municípios mais expressivo da Região Centro.

Entre 2009 e 2011 o Baixo Vouga perdeu 3.122 empresas, numa tendência verificada em quase todos os seus concelhos. Apenas Sever do Vouga registou um aumento de 11 empresas.

No mesmo período houve uma redução de 5.117 postos de trabalho, sendo que Sever do Vouga e Vagos assistiram a um aumento de empregos.

Aveiro, Ovar e Águeda concentram 47% das empresas da região e são também os que detêm maior volume de emprego, sendo que 96% das empresas possui menos de 10 trabalhadores e só 0,08% possuem mais de 250 trabalhadores.

Na região Centro, o Baixo Vouga é a sub-região que concentra maior número de trabalhadores, mas é também caracterizada pelo peso de recursos humanos com baixas qualificações: quase 70% dos trabalhadores têm apenas o ensino básico e cerca de 19% o secundário. A exceção vai para a indústria transformadora, onde a percentagem de empregados com formação superior apresenta valores superiores aos do país.

Relativamente ao comércio externo, verificou-se um aumento sustentado das empresas exportadoras e diminuíram as empresas dedicadas à importação, o que é interpretado no estudo como a evidência de que as empresas locais estão mais competitivas e a apostar em mercados internacionais.

Entre 2001 e 2011 as exportações aumentaram mais de 71%, enquanto as importações aumentaram 56%., com uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 139,18, enquanto a do país se situou nos 80,58.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.