Turismo de Portugal espera duplicar turistas colombianos com nova ligação a Bogotá

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) -- O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou hoje que a nova ligação direta entre Lisboa e Bogotá gera a expectativa de duplicar o número de turistas colombianos no curto prazo.

"Hoje em dia temos cerca de 16 mil colombianos que pernoitam em Portugal e, com a abertura destas quatro frequências semanais, podemos ter um horizonte de duplicar esse número num espaço relativamente curto de tempo", afirmou Cotrim de Figueiredo à Lusa acerca de ligação hoje inaugurada.

As indicações dadas pela TAP ao Turismo de Portugal fazem crer que "é provável que a procura justifique até que as frequências sejam mais rápidas" entre Portugal e um país que tem assistido a um crescimento económico próximo dos 5% nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional, e a desenvolver "uma classe média que começa a viajar com regularidade".

"Tenhamos consciência de uma coisa: Portugal recebe cerca de quase 15 milhões de turistas por ano. Passar o mercado colombiano de 15 para 30 mil é uma ajuda, mas ainda não é das dimensões que poderá vir a ser no futuro", ressalvou o presidente do Turismo de Portugal.

Por seu lado, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, referiu à Lusa, antes de embarcar para Bogotá, que Portugal tem produtos atrativos para o mercado colombiano em particular através do turismo religioso.

"A expectativa que temos, também porque vamos agilizar a emissão de vistos da Colômbia para Portugal, é a de que a abertura desta rota possa significar o incremento bastante substancial dos turistas colombianos e da América Latina para Portugal", afirmou o secretário de Estado.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2012, a Colômbia foi responsável por um total de 2,2 milhões de chegadas aos diversos destinos mundiais, um aumento de 30,8% face a 2011, com o Estados Unidos a serem o principal destino dos turistas oriundos daquele mercado.

TDI/ALU // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.