Novo voo entre Lisboa e Bogotá vai aumentar fluxo turístico - secretário Estado Turismo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 jul (Lusa) - O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, disse à Lusa que a ligação direta da TAP entre Lisboa e Bogotá, que hoje é inaugurada, vai permitir um aumento do fluxo turístico entre a Colômbia e Portugal.

A TAP inaugura hoje a ligação direta entre Lisboa e Bogotá, um voo que integra uma comitiva de cerca de duas dezenas de empresários do setor turístico liderada por Adolfo Mesquita Nunes.

"A rota da TAP para Bogotá, com quatro voos semanais e uma capacidade para 250 passageiros por voo, irá permitir o aumento do fluxo turístico entre a Colômbia e Portugal, permitindo a Portugal ganhar uma quota de mercado, estabelecendo-se como destino turístico de enorme relevância na América Latina", explicou o governante.

"No caso da Colômbia, afigura-se, que para lá dos segmentos tradicionais, ganham relevância os mercados de turismo religioso, muito forte nos turistas colombianos, e turismo de negócios, como congressos profissionais e viagens de incentivo de empresas colombianas", acrescentou.

A Colômbia é a terceira potência económica da América Latina, atrás do Brasil e do México, e a 30.ª do mundo, em termos de produto interno bruto (PIB).

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2012, a Colômbia foi responsável por um total de 2,2 milhões de chegadas aos diversos destinos mundiais, um aumento de 30,8% face a 2011, com o Estados Unidos a serem o principal destino dos turistas oriundos daquele mercado.

A Colômbia "é, por isso, um mercado turístico muito relevante, em crescimento, e com poder de compra", disse.

"No entanto, para Portugal este mercado representou, nesse mesmo ano [2012], um número total de 8.009 hóspedes e 16.498 dormidas", números que o secretário de Estado considerou "insuficientes" e que podem "encontrar justificação na ausência de voos diretos".

Adolfo Mesquita Nunes reiterou a importância estratégica do turismo para a economia portuguesa, pelo que o Governo "tem vindo a tomar medidas estratégicas", nomeadamente sobre a celeridade na emissão de vistos.

Em janeiro último, "foi assinado um protocolo de colaboração entre o ministério dos Negócios Estrangeiros, o ministério da Administração Interna e o ministério da Economia" que visou "definir condições de cooperação entre estes ministérios com o objetivo de reforçar a emissão de vistos para turistas oriundos de cinco mercados com interesse estratégico e enorme potencial para o turismo em Portugal, sendo a Colômbia um desses mercados".

Adolfo Mesquita Nunes adiantou que no âmbito deste protocolo foram tomadas medidas que "irão incrementar substancialmente a capacidade de tratamento de pedidos de visto neste posto".

Assim, "inicialmente dimensionado para receber cerca de 800 pedidos de visto de curta duração por ano, o consulado de Portugal em Bogotá conta a partir desde mês com um reforço dos recursos humanos disponíveis, bem como de equipamento informático e aplicações informáticas modernizadas", referiu.

O secretário de Estado do Turismo adiantou que também será celebrado por Portugal um acordo de prestação de serviços com a empresa VFS Global, com a qual alguns postos consulares portugueses já trabalham, no âmbito da receção de pedidos de visto e recolha de dados biométricos.

"A criação da rota, pela TAP, a somar às diligências do Governo na agilização da emissão de vistos, permite concluir pela criação de condições para o reforço dos fluxos turísticos entre os dois países", concluiu Adolfo Mesquita Nunes.

Questionado se esta nova rota direta poderá tornar a TAP ainda mais atrativa no âmbito de uma privatização, Adolfo Mesquita Nunes escusou-se a comentar.

"Enquanto membro do Governo não me compete pronunciar sobre essa matéria", disse.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.