Viana deixa cair regulamento que impede touradas face a legislação nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 01 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que a autarquia decidiu recuar com o regulamento municipal para proteção dos animais face à publicação da legislação nacional que veio regulamentar a realização de espetáculos tauromáquicos.

"Perante isto o nosso regulamento municipal deixava de ter sentido já que há um regulamento nacional para estas atividades", explicou José Maria Costa no final da reunião ordinária da Assembleia Municipal (AM).

Em declarações aos jornalistas já na madrugada de hoje, o socialista que liderada a autarquia explicou que o decreto-Lei nº 89/2014, publicado em Diário da República de 11 de junho, veio "clarificar de uma vez por todas" o regime de realização de touradas.

"Está finalmente definido que é à Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) e às Câmaras a quem compete, em paralelo, licenciar e autorizar a realização de espetáculos tauromáquicos em cumprimento das respetivas condições técnicas, sanitárias e de segurança", frisou.

"Consideram -se praças de toiros, os recintos, fixos ou ambulantes, destinados a espetáculos tauromáquicos, autorizados a funcionar, respetivamente, pela IGAC e pela Câmara Municipal, em cumprimento das respetivas condições técnicas, sanitárias e de segurança", lê-se no artigo 11º do diploma que regulamenta este tipo de espetáculos.

José Maria Costa garantiu que com a publicação desta legislação o município "vai ser muito austero e exigente" no licenciamento destes eventos.

"Se não estiveram garantidas as condições de bem-estar animal, de segurança e higiénico sanitárias não daremos essa autorização e faremos uso daquilo que o regulamento nacional nos vem permitir", frisou.

A apreciação do regulamento municipal para a proteção dos animais, aprovado pela autarquia em maio passado, constava da ordem de trabalhos da sessão ordinária de segunda-feira da AM mas acabaria por ser retirado.

Em maio, o presidente do movimento "Vianenses pela Liberdade" anunciou à Lusa a data de 24 de agosto para a realização de uma nova tourada, em Viana do Castelo, no último dia das Festas de Nossa Senhora da Agonia.

Em 2013 a corrida de touros promovida pela Prótoiro, federação de associações taurinas, decorreu em terrenos privados da freguesia de Darque, numa arena amovível, montada para o efeito, com capacidade para 3.300 pessoas.

José Maria Costa mantém a declaração "antitouradas" aprovada em 2009, a primeira do género em Portugal.

Não autoriza, por isso, a realização de qualquer espetáculo do género em terrenos públicos ou privados, alegando os maus-tratos que são infligidos aos animais e a ausência de tradição local.

Para contrariar esta decisão a Prótoiro realizou em agosto de 2012 uma tourada no concelho, a primeira depois da aprovação daquela declaração municipal, corrida que se repetiu em 2013.

Tal como em 2012, a tourada do ano passado aconteceu porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou uma providência cautelar apresentada pela Prótoiro, para suspender o primeiro indeferimento municipal.

ABYC (PVJ) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.