Bloco de Esquerda quer plano de emergência para por fim a contentores-escolas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) entregou, na Assembleia da República, um projeto de resolução recomendando ao Governo "um plano de emergência para o fim dos contentores-escolas e a conclusão das obras suspensas", nos estabelecimentos públicos de ensino.

No texto do projeto de resolução, de 26 de junho, o BE propõe ao parlamento que recomende ao Governo "um plano de emergência para a intervenção em todas as escolas com obras de requalificação e modernização suspensas, de forma a garantir que o ano letivo 2014/2015 decorra nas instalações escolares previstas".

O Bloco sublinha a "manifesta incapacidade" da Parque Escolar -- empresa do Estado que gere as intervenções de reabilitação das escolas -- em "garantir a defesa do interesse público", à qual aponta dois erros no processo de reabilitação e modernização das escolas: "duplicação de estruturas de gestão do parque escolar, e, portanto, de gastos; desperdício da proximidade relacional dos serviços do Ministério da Educação com as escolas e os seus profissionais, para levar avante esse programa de requalificação e modernização".

O grupo parlamentar do BE defende, no texto do projeto de resolução, que a resposta do Governo -- suspender as obras em curso -- agravou o problema.

"Desde 2011 que milhares de alunos continuam a ter aulas em contentores, pela módica quantia de 3 milhões de euros ao ano para o aluguer dos mesmos, enquanto as escolas intervencionadas foram transformadas em estaleiros sem qualquer atividade", lê-se no projeto de resolução bloquista.

Recordando que o Ministério da Educação anunciou já este ano o retomar das obras em 14 das 37 escolas com intervenções iniciadas, o Bloco considerou que foram "inexplicavelmente excluídas" várias outras, com problemas estruturais, como a escola secundária de Ermesinde, "com infiltrações, paredes rachadas, paredes que se desprenderam das traves mestras, corrimãos e varandins instáveis, piso aluído e fios elétricos expostos".

"O Bloco de Esquerda assume a urgência do investimento na escola pública. A recuperação dos edifícios escolares e a sua modernização, num processo sustentável para as escolas e autarquias é para nós prioritária. A manutenção de uma situação de paralisia e degradação de escolas a meio do seu processo de requalificação e modernização é uma decisão que sai cara a um país com cada vez menos recursos", defende o grupo parlamentar do BE.

No início de maio, o ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou no parlamento o retomar das obras em 14 escolas, onde estas estavam paradas, adiantando que a recuperação destes estabelecimentos tinha um custo previsto próximo dos cem milhões de euros.

Já este mês, também o Partido Comunista Português (PCP) veio exigir do Governo obras de recuperação na escola secundária de Ermesinde.

IMA // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.