Ministério das Finanças nomeou hoje Comissão de Monitorização da Reforma do IRC

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) -- O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais nomeou hoje a Comissão de Monitorização da Reforma do IRC, que será presidida pelo antigo líder parlamentar do CDS-PP Lobo Xavier, que liderou também a revisão do imposto.

Em comunicado, o ministério das Finanças indica que Paulo Núncio nomeou hoje a Comissão de Monitorização da Reforma do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), que será presidida por António Lobo Xavier. O antigo deputado liderou também à Comissão para a Reforma do IRC, responsável pela proposta de revisão que foi acolhida pelo Governo.

Compõem ainda a comissão de acompanhamento o economista do Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros da Autoridade Tributária e Aduaneira José Pedro Santos e o especialista em direito fiscal Diogo Bernardo Monteiro. Os três renunciaram a "qualquer tipo de remuneração pelos trabalhos realizados no âmbito desta comissão", indica a tutela.

Esta comissão deverá proceder a "uma avaliação dos resultados alcançados pela reforma do IRC e, em função da situação económica e financeira do país, recomendar ao Governo a taxa nominal do imposto a fixar em 2015 e 2016".

Na semana passada, o secretário de Estado reafirmou a intenção do Governo de fixar entre os 17% e os 19% a taxa de IRC no médio prazo.

Os trabalhos da comissão deverão estar concluídos até 30 de setembro deste e do próximo ano, afirma o ministério.

Em janeiro, a Assembleia da República aprovou a reforma, que baixou a taxa do imposto de 25% para 23% este ano e prevê reduzi-la para os 19% em 2018, alterou o regime da derrama estadual e eliminou o regime de dupla tributação.

Segundo contas da Comissão Europeia, a reforma do IRC "não é autofinanciada no curto/médio prazo", custando ao orçamento cerca de 252 milhões de euros nos três primeiros anos da sua implementação, o que aumenta o défice orçamental.

SYP (ND)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.