Empresa portuguesa de calçado Ambitious aposta na Colômbia

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) -- A empresa de calçado Ambitious olha para a Colômbia, uma nova geografia que quer conquistar, depois de há um ano ter entrado no México, onde a operação "está a correr bem", disse hoje o diretor comercial da marca portuguesa.

Pedro Ramos afirmou, em declarações à agência Lusa, que a Colômbia é "uma das novas apostas" da empresa com fábrica em Guimarães, tendo também realçado que "a operação decorre há seis meses, pautada pela prudência".

"Estamos a apostar na diversificação do negócio para novas geografias da América do Sul", disse.

A Ambitious avançou há um ano para o México, um país com "forte potencial de negócio" e que foi escolhido para "país-bandeira" da marca.

"Neste momento, temos um cliente muito forte no México, que é também o agente de divulgação da marca", explicou o gestor à Lusa, indicando que a Ambitious estará na Feira Internacional "Colômbia Moda", em Medellin, em julho.

A 'ofensiva' na América do Sul prende-se com "as vantagens alfandegárias" face a outros países, como o Brasil, embora a Europa continua a ser "o grande mercado para os sapatos portugueses", disse.

"A contração e a desvalorização cambial na Rússia, associada às tensões geopolíticas na Ucrânia, fomentam instabilidade para quem exporta para estas paragens, o que é o caso. A internacionalização passa, portanto, cada vez mais, por diversificarmos a produção para nos defendermos", esclareceu.

"Estamos [pois] muito atentos" à diversificação internacional do negócio e da marca própria para países como o Uruguai e o Panamá, disse o gestor, lembrando que a Ambitious "não quer expor-se", também na região a países com "risco elevado".

A fábrica de Guimarães produziu 800 pares de calçado por dia em 2013, aproximadamente quatro mil pares para o México e exporta para 36 países no mundo, nomeadamente, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Polónia, França, Espanha, Holanda, China e Austrália.

"Somos uma empresa que fabrica calçado para outras marcas, não subcontratamos, e produzimos a nossa marca há três anos", explicou, indicando que a faturação anda na casa dos 12 a 14 milhões de euros ano.

A Ambitious exporta 90% dos sapatos que fabrica. Destes, vende além-fronteiras 10% em calçado da sua marca e espera aumentar as exportações de marca própria para os 30% nos próximos três a cinco anos.

"As vendas de calçado no estrangeiro na área do 'private lable' passarão [nesse período] para os 70%", afirmou o gestor, tendo lembrado que a faturação global registou um crescimento na ordem dos 70% nos últimos três anos.

"Nos próximos três anos esperamos crescer entre 10% a 20% ao ano", adiantou.

Pedro Ramos explicou ainda que a estratégia de diversificação internacional da Ambitious, que há cerca de sete anos "entrou em força" na Holanda, só é possível devido à sua capacidade de gerar 'cash-flow' (meios libertos totais retidos -- autofinanciamento), o que "está acontecer", e ao recurso a empréstimos bancários.

"O ciclo de fabricação e de cobrança no calçado é muito alargado o que impede que a estratégia de internacionalização passe só por capitais próprios", salientou.

A empresa tem 120 trabalhadores, dos quais 10 ligados à criação, 'design' e desenvolvimento do calçado.

JS//CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.