Ex-procuradoras que ajudaram evadido da prisão condenadas a penas suspensas

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jun (Lusa) - As Varas Criminais de Lisboa condenaram hoje a penas suspensas duas ex-magistradas do Ministério Público que ajudaram e passaram a um evadido da prisão informações e dados pessoais de altos quadros da magistratura e da Polícia Judiciária.

Sónia Moreira foi condenada a três anos e meio de prisão e Sílvia Bom a dois anos e nove meses, penas suspensas na sua execução por igual período. José Lorosa de Matos, que se encontrava foragido à justiça à data dos factos, tendo-se envolvido intimamente durante esse período com as duas arguidas, foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, enquanto a um quarto arguido foi aplicada uma pena suspensa de um ano e três meses.

As arguidas, que exerceram funções como procuradoras adjuntas no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, entre 2004 e 2011, foram expulsas do Ministério Público.

Estavam acusadas TRL de violação do sigilo profissional, acesso indevido, abuso de poder, favorecimento pessoal e falsificação de documento.

Para o coletivo de juízes da 4.ª Vara Criminal de Lisboa, ficou provado, no essencial, "com pequeninas diferenças", os factos constantes do despacho de acusação do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL), sublinhando que "a prova foi clara".

JYS // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".