Boom Festival já vendeu 22 mil bilhetes para 152 países

| País
Porto Canal / Agências

Idanha-a-Nova, 30 jun (Lusa) - A organização do Boom Festival 2014, que decorre em Idanha-a-Nova entre 04 e 11 de agosto, disse hoje já ter vendido 22 mil bilhetes "online" para participantes de 152 países.

"Para a edição de 2014, temos já confirmada a venda de 22 mil bilhetes, sendo que 10% dos ingressos foram vendidos em Portugal e os restantes foram vendidos a participantes de outros 151 países", disse hoje em Idanha-a-Nova um membro da organização.

Alfredo Vasconcelos, que participou numa reunião que juntou as várias entidades civis e militares envolvidas na logística deste festival bienal, explicou que estão a ser vendidos bilhetes "em mais de 2.200 cidades do mundo".

A comercialização dos ingressos iniciou-se 280 dias antes da realização do Boom Festival e, segundo Alfredo Vasconcelos, a organização "vive inteiramente do dinheiro dos bilhetes e da colaboração da Câmara de Idanha-a-Nova", pois são proibidas quaisquer marcas dentro do recinto do festival.

Os ingressos para os 10 dias do Boom Festival 2014 têm este ano cinco preços diferentes, que oscilam entre os 100 e os 180 euros.

Alfredo Vasconcelos explicou ainda que desde 2010 que o preço das entradas se mantém inalterado e sublinhou também que são praticados preços diferentes para estudantes, para os países do chamado "terceiro mundo" e para países como Portugal, Grécia e Espanha.

Este ano, o país convidado, cujos participantes podem participar gratuitamente no festival, é a Polónia, de onde se espera a presença de 1.500 pessoas.

A organização do evento vai ter também para esta 10.ª edição 100 autocarros a sair do aeroporto de Lisboa e cerca de 70 a partir do aeroporto de Madrid, que vão transportar para Idanha-a-Nova muitos dos cerca de 30 mil participantes no festival.

Além destes autocarros, que vão fazer a ligação dos aeroportos de Lisboa e de Madrid a Idanha-a-Nova, Alfredo Vasconcelos referiu que vão chegar mais oito autocarros oriundos da Holanda e 20 de França.

"Toda esta operação logística envolve cerca de 200 autocarros, o que representa também uma importante redução dos níveis de emissão de CO2 e menos problemas ao nível do estacionamento" em Idanha-a-Nova, adiantou o responsável da organização.

O Boom Festival 2014 vai apresentar quatro palcos dedicados à música, conta com a participação de 800 artistas e decorrem ainda conferências e "workshops".

Vão estar presentes 36 técnicos de saúde no recinto, onde está montado um hospital, e 200 operacionais vão fazer a segurança do recinto, além dos 1.000 militares da GNR que vão também estar envolvidos durante o festival.

Alfredo Vasconcelos explicou ainda que o Boom Festival vai ter disponíveis este ano 380 sanitários compostáveis e 100% das águas oriundas dos chuveiros e da restauração "são completamente tratadas".

Segundo a organização, existe também uma parceria com o Rock in Rio, que passa pela reutilização de materiais.

"São recolhidos materiais do Rock in Rio para serem tratados e transformados em arte", referiu Alfredo Vasconcelos.

Atualmente, já se encontram em Idanha-a-Nova cerca de 200 pessoas de 20 nacionalidades diferentes a trabalhar no espaço do Boom festival, sendo que 50% são voluntários.

Alfredo Vasconcelos sublinhou ainda que 90% dos participantes no festival "vêm de fora" e realçou a importância desta captação de dinheiro para a economia.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).