Gás natural das famílias em mercado regulado aumenta 2,4% a partir de 3.ª feira

Gás natural das famílias em mercado regulado aumenta 2,4% a partir de 3.ª feira
| Economia
Porto Canal

As tarifas transitórias de gás natural vão aumentar em média 2,4% a partir de terça-feira para os consumidores domésticos que ainda beneficiam de tarifas reguladas, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Esta variação média de 2,4% significa um acréscimo de 32 cêntimos por mês numa fatura média de 14 euros, que corresponde à média de consumo de um casal sem filhos, e de 56 cêntimos por mês para uma fatura média de cerca de 27 euros de consumo médio de um casal com filhos.

O aumento da tarifa social vai ser de 1% para os consumidores economicamente vulneráveis, ou de 13 cêntimos numa fatura mensal de 13 euros, e como a tarifa social não é revista trimestralmente vai vigorar durante um ano, entre terça-feira e 30 de junho de 2015.

A ERSE explica a variação média de 2,4% nas tarifas de gás natural com o menor grau de utilização das infraestruturas de alta pressão e de distribuição do gás natural que, conjugado com a exploração de investimentos realizados nestas infraestruturas, contribui para o aumento nas tarifas do peso dos custos com o acesso às redes.

Outra razão é o preço do petróleo, que determina o do gás natural, ter voltado a subir desde abril de 2013, mantendo-se nos 110 dólares por barril.

As tarifas transitórias de eletricidade para o terceiro trimestre do ano - julho, agosto e setembro - mantêm-se inalteradas para todos os clientes que ainda se encontram na tarifa regulada e que ainda não passaram para o mercado liberalizado.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.