Teleassistência ajuda a combater solidão dos idosos em Santa Marta de Penaguião

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Marta de Penaguião, 30 jun (Lusa) -- Quatro instituições de Santa Marta de Penaguião estão a pôr em prática um serviço de teleassistência no concelho, distribuindo aparelhos que possibilitam o contacto direto entre idosos que vivem isolados e serviços de emergência médica ou segurança.

O serviço "Idosos em Segurança" visa combater o isolamento dos mais velhos e envolve as instituições particulares de solidariedade social (IPSS): Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos, Fundação Doutor Carneiro Mesquita, Centro Paroquial e Social de Santa Eulália e Fundação Luís Vicente de Lobrigos.

"Este é um concelho muito envelhecido e onde muitos idosos vivem sozinhos ou isolados", afirmou hoje à agência Lusa a diretora técnica do Centro Paroquial de São Miguel de Lobrigos, Ana Gouveia.

Foi para dar resposta às necessidades desta população que as instituições se juntaram e apresentaram uma candidatura ao projeto BPI Séniores 2013, que possibilitou a aquisição de 120 aparelhos móveis e fixos que estão a ser entregues aos interessados.

A teleassistência assegura uma vigilância permanente e consiste num serviço telefónico de apoio que permite à população mais idosa o contacto direto com os serviços de emergência médica ou de segurança.

Ou seja, o pequeno dispositivo, que pode ter a forma de uma pendente ou relógio, possibilita ao utente pedir ajuda apenas com o premir de um botão, em casos de emergência (grave indisposição, queda, tentativa de roubo) ou até mesmo fazer chamadas para familiares ou para o 'Call Center' da empresa TCare.

Neste serviço, que funciona 24 horas por dia, há sempre profissionais, desde enfermeiros, psicólogos ou gerontólogos, disponíveis para dar a resposta necessária a cada situação.

Para aderirem ao programa, os idosos têm de pagar entre os 9,5 aos 12 euros por mês, dependendo do aparelho, verba que é destinada ao serviço do 'Call Center'.

Inês Pereira, da Fundação Luís Vicente de Lobrigos, referiu que o grande entrave na entrega dos equipamentos tem sido precisamente o fator monetário, visto que a maior parte dos idosos vive com pensões muito pequenas.

"Começam logo a fazer contas à medicação, despesas e alimentação que têm que pagar todos os meses", salientou.

No entanto, a responsável acredita que, conforme o serviço for sendo conhecido, haverá também mais utentes a aderir.

Inês Pereira deu o exemplo de uma idosa que "ficou muito contente, acima de tudo, porque pode falar com o filho a qualquer hora, apenas por carregar num botão".

A maior parte das chamadas que são feitas para o 'Call Center' são precisamente para combater o isolamento, por necessidade de falar.

Estas quatro IPSS de Santa Marta de Penaguião trabalham no apoio aos mais velhos, disponibilizando serviço de lar, centro de dia e apoio domiciliário.

PLI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.