Volume de negócios no comércio sobe 1,6% em Maio

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 30 jun (Lusa) -- O índice de volume de negócios no comércio a retalho registou em maio uma subida homóloga de 1,6%, enquanto os de emprego e horas trabalhadas caíram 0,2% e 2,0%, respetivamente, e o de remunerações aumentou 1,1%.

Segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios no comércio a retalho passou de uma variação homóloga de -0,5% em abril para 1,6% em maio, sobretudo impulsionado pela evolução do índice do agrupamento de produtos alimentares, que passou de uma taxa de variação homóloga de -2,5% em abril para 2,1% em maio.

O índice do agrupamento de produtos não alimentares apresentou uma variação homóloga de 1,3% (1,0% em abril).

Em termos nominais, o INE reporta uma diminuição homóloga de 0,8% (variação de -2,8% em abril) do índice agregado.

No mês de maio, o índice de emprego no comércio a retalho apresentou uma diminuição homóloga de 0,2% (-0,5% em abril), tendo-se a taxa de variação mensal deste índice situado em 0,4% em maio (variação de 0,1% no mesmo mês de 2013).

Quanto ao índice de remunerações no comércio a retalho, registou uma variação homóloga positiva de 1,1% (1,3% em abril) e uma variação face ao mês anterior de -3,5% (-3,3% em maio de 2013).

O volume de trabalho no comércio a retalho, avaliado pelo índice de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, diminuiu, em termos homólogos, 2,0% em maio (o que compara com uma variação de -1,9% no mês anterior).

A taxa de variação mensal deste índice foi de 1,3% em maio (1,4% em igual período de 2013).

PD//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.