20 pessoas detidas pela PJ este ano pelo crime de incêndio florestal

20 pessoas detidas pela PJ este ano pelo crime de incêndio florestal
| País
Porto Canal

A Polícia Judiciária deteve este ano 20 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais 14 do que no mesmo período de 2013, segundo dados avançados à agência Lusa por aquela polícia.

Segundo a Polícia Judiciária (PJ), nos primeiros seis meses do ano foram efetuadas 20 detenções pelo crime de incêndio florestal, tendo o maior número ocorrido na diretoria do Centro (cinco) e na Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real e Departamento de Investigação Criminal de Aveiro (quatro em cada um).

Os dados adiantam que as detenções, entre janeiro e junho deste ano, mais do que triplicaram em relação a igual período de 2013, quando a PJ deteve seis pessoas.

Na segunda-feira, termina a fase "Bravo" de combate a incêndios florestais, que, desde 15 de maio, mobilizou 5.175 operacionais, 1.251 meios terrestes e 34 meios aéreos.

Este ano registaram-se 2.713 ocorrências de fogo, mais 389 do que no mesmo período de 2013, que resultaram em 4.424 hectares de área ardida, um aumento de 48 por cento em relação ao ano passado, segundo o relatório provisório de incêndios florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em 2013, ano em que os incêndios florestais provocaram nove mortes e consumiram a maior área ardida dos últimos oito anos, a Polícia Judiciária deteve um total de 82 pessoas.

A época mais crítica em fogos começa na terça-feira e prolonga-se até 30 de setembro, estando mobilizados para o combate 29.697 elementos, 2.027 veículos e 49 meios aéreos, além dos 237 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.