Obuses disparados pelo exército ucraniano atigiram território russo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 28 jun (Lusa) -- Um posto fronteiriço e algumas aldeias situadas em território russo foram atingidas por três obuses disparados pelo exército ucraniano, violando o cessar-fogo, revelaram hoje os guardas do posto, citados por várias agências noticiosas.

"Após os confrontos em território ucraniano, obuses disparados pelos militares ucranianos atingiram o território russo", afirmou o porta-voz dos guardas fronteiriços da região de Rostov-sur-le-Don, no sul da Rússia, Vassili Malaev.

Segundo o responsável, "um dos morteiros danificou seriamente um edifício da alfândega".

Na sexta-feira, o chefe do governo da autoproclamada república popular de Donetsk, Alexandr Borodai, anunciou que os rebeldes pró-russos das regiões de Donetsk e Lugansk, leste da Ucrânia, prolongaram o cessar-fogo até segunda-feira, 30 de junho.

"[O Presidente ucraniano] Petro Porochenko prolongou o cessar-fogo até 30 de junho. Nós também vamos cessar fogo durante esse período", disse Borodai, referindo-se a uma decisão ainda não anunciada pelas autoridades de Kiev.

Poroshenko esteve na sexta-feira em Bruxelas para assinar um acordo de associação com a União Europeia.

Uma fonte diplomática europeia indicou que o Presidente ucraniano aceitou prolongar a trégua, mas, pouco depois, Porochenko disse à imprensa que a decisão só será tomada quando regressar a Kiev, hoje à noite, depois de ouvido o ministro da Defesa e o conselho de Defesa.

O cessar-fogo, decretado no sábado 21 de junho e que expirava às 22:00 locais (20:00 em Lisboa) de sexta-feira, prolonga por mais 72 horas o prazo para que as duas partes tentem ultrapassar divergências para procurar uma solução para o conflito, que já fez centenas de mortos.

SMS (MDR) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.