Investigadoras de Coimbra aplicam projecto-piloto para prevenir insucesso escolar

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 28 jun (Lusa) -- Investigadoras da Universidade de Coimbra (UC) estão a aplicar um projeto-piloto, desde há um ano, num jardim-de-infância da periferia da cidade, para "desenvolver a literacia e prevenir o insucesso escolar".

O projeto, que se baseia num "conjunto de atividades guiadas por uma abordagem coeducativa entre pais e educadores", visa incentivar "boas práticas educativas e de relacionamento" entre a escola e a família, refere uma nota da UC hoje divulgada.

Denominado 'Vamos Educar Juntos com o Coelhinho Polo', o projeto-piloto em Portugal "está a ser implementado, há um ano, no jardim-de-infância de Brasfemes", que faz parte do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, em Eiras, no concelho de Coimbra, adianta a mesma nota.

"Originalmente desenvolvido na Universidade de Mons-Bélgica, pelos professores Jean-Pierre Pourtois e Huguete Desmet, com o título 'Eduquons ensemble avec Polo le Lapin', o projeto foi adaptado" para a população portuguesa por uma equipa de investigadoras das faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) e de Ciências e Tecnologia (FCT) da UC.

O estudo, que se vai prolongar até ao final do primeiro ciclo do Ensino Básico, envolve 18 crianças, de três e quatro anos de idade", daquele jardim-de-infância e respetivos pais e educadores, além de "um grupo controlo", sem intervenção, formado por 28 crianças do Jardim-de-infância de Eiras.

"As atividades realizadas até ao momento foram guiadas por 10 fascículos (um por cada mês) contendo propostas de tarefas a realizar na escola e em casa, sob a orientação das educadoras e dos pais", salienta a UC, adiantando que "foram igualmente realizadas reuniões mensais com os pais e educadoras, para a discussão e reflexão em torno das necessidades da criança e das práticas educativas".

A figura central do projeto é o 'Coelhinho Polo', que circulou entre casa e escola, "levando e recebendo mensagens e tarefas que exploram várias competências das crianças e favorecem as relações entre a escola e a família", no sentido de "otimizar as aprendizagens" no jardim-de-infância e, "mais especificamente, a aquisição de competências linguísticas", explica a coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges.

Os primeiros resultados deste projeto de investigação-ação vão ser apresentados no 'International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies', que vai decorrer em Barcelona (Espanha), entre 23 a 25 de julho.

"O balanço deste primeiro ano" de implementação do projeto "foi muito positivo", tendo contado com "o envolvimento ativo dos pais, das educadoras e das crianças", sublinha Graciete Franco Borges, que também é professora da FPCE da UC.

O programa, que recorre a metodologias inovadoras, "já foi aplicado em outros países europeus e mostrou bons resultados relativamente ao desenvolvimento da literacia e da cooperação escola-família-comunidade", afirma a investigadora.

JEF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".