Líder da UGT duvida que Governo consiga cumprir défice de 5,5%

Líder da UGT duvida que Governo consiga cumprir défice de 5,5%
| Política
Porto Canal

O líder da UGT, Carlos Silva, mostrou-se hoje preocupado com a capacidade do Governo em cumprir a meta de 5,5% do défice para este ano, depois de a dívida pública ter atingido os 10,6% no primeiro trimestre.

À margem do encerramento do congresso da UGT Coimbra, o dirigente sindical disse que "vai aguardar pela consolidação das contas", mas exortou o executivo de Passos Coelho a não se deixar intimidar com os números.

"Espero que o Governo não se assuste com estes números e que não venha com o eventual susto atirar de novo para cima dos trabalhadores e dos rendimentos do trabalho a necessidade de compor as contas públicas", referiu o sindicalista, salientando que a "consolidação orçamental está a castigar dos portugueses de forma inexorável".

Em declarações aos jornalistas, Carlos Silva salientou que se o executivo de Passos Coelho insistir na austeridade a "UGT não vai aceitar a ditadura dos números".

O dirigente sindical disse que os trabalhadores vão "aguardar que o Governo, com serenidade, bom senso e, acima de tudo, com muita sensatez e sensibilidade social, ponha acima dos interesses da troika os interesses do país e dos portugueses".

Ainda sobre a greve geral de quinta-feira, Carlos Silva disse que vão aguardar "com serenidade qual é a resposta a este repto de insubmissão dos portugueses", prometendo ser "romântico e utópico" com o Governo se o caminho a seguir for diferente, apesar de "não baixar os braços".

O líder da UGT comentou ainda a informação conhecida hoje de que troika tem dúvidas acerca do plano de cortes na despesa do Estado, considerando que o executivo "não deve ser tão submisso, nem deve estar preocupado" com esta declaração.

"O Governo deve tentar explicar aos parceiros europeus que não está em causa o cumprimento dos pagamentos do resgate, mas os efeitos que o cumprimento rigoroso e em pouco tempo está a provocar à população", sublinhou.

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".