Protestos obrigam a encurtar histórica visita de ministro chinês a Taiwan

| Mundo
Porto Canal / Agências

Taipé, 28 jun (Lusa) -- O itinerário do último dia da visita a Taiwan do diretor do gabinete do Conselho de Estado para os Assuntos de Taiwan, foi encurtado devido a receios de renovados protestos.

Dois dos pontos da agenda programados para hoje foram cancelados, anunciou o Conselho de Assuntos da China Continental (CACC) no seu portal na Internet, depois de a comitiva de Zhang Zhijun se ter deparado com uma manifestação na noite de sexta-feira.

Zhang Zhijun, que tem o estatuto de ministro, figura como o mais importante responsável chinês a visitar Taiwan em 65 anos.

Antes de rumar, esta noite, a Pequim, o diretor do gabinete do Conselho de Estado para os Assuntos de Taiwan vai visitar ainda assim uma escola para deficientes, manterá um encontro com o presidente da câmara de Taichung, Jason Hu, fazendo também uma paragem num templo, colocando um ponto final na sua visita oficial à ilha iniciada na passada quarta-feira.

A visita é interpretada como um avanço na institucionalização dos laços entre a China e Taiwan, já que até agora não se tinham realizado encontros de alto nível como este, mas apenas entre fundações com poderes delegados pelos respetivos governos.

Taiwan, que continua a assumir-se como representante da República da China (sem o adjetivo "popular"), é vista por Pequim como uma província chinesa e não uma entidade politica soberana.

O Partido Comunista Chines defende a "reunificação pacífica" com Taiwan segundo a mesma formula adotada para Hong Kong e Macau ("um país, dois sistemas"), mas ameaça "usar a força" se a ilha declarar a independência.

As relações entre os dois territórios melhoraram com a chegada à presidência em Taiwan de Ma Ying-Jeou em 2008.

Ma Ying-Jeou pôs de lado a retórica nacionalista do partido Kuomintang em benefício do desenvolvimento das trocas económicas com a China, primeiro parceiro comercial de Taiwan.

DM (AC/EJ) // DM.

LUsa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.