Jornais britânicos colocam Reino Unido mais perto de abandonar União Europeia

Jornais britânicos colocam Reino Unido mais perto de abandonar União Europeia
| Mundo
Porto Canal

Os jornais britânicos avançam hoje que o Reino Unido está mais próximo de sair da União Europeia (UE) depois da tentativa falhada do primeiro-ministro David Cameron para travar a designação de Jean-Claude Juncker como presidente da Comissão Europeia.

"Um passo mais perto de abandonar a Europa", escreve na sua manchete o Daily Telegraph, um dos jornais mais vendidos no país, enquanto o The Times indica que "Grã-Bretanha próxima de sair da UE".

O jornal Guardian repete a frase da restante imprensa, noticiando que "Reino Unido mais próximo de uma saída da UE depois do voto em Juncker" e o Independent escreve: "Cameron esmagado e Reino Unido mais próximo de uma saída da UE".

Na primeira página, o tabloide Sun escreve: "Cam (Cameron: Estamos em guerra com a UE".

Alguns jornais do país foram bastante críticos quanto à forma como Cameron lidou com a designação do futuro presidente da Comissão Europeia, o que foi visto como um obstáculo para a renegociação dos termos da permanência do país na UE prometidos antes do referendo de 2017. Nesse ano, os britânicos votam a permanência na União.

"O perdedor Cameron apoiou o Rooney da Europa", comentou o Daily Mail, numa referência ao futebolista da seleção que não chegou aos oitavos de final do Mundial do Brasil.

O Financial Times notou que o resultado foi uma "uma mudança histórica de poder na UE", além de ser um "momento perigoso para as relações da Grã-Bretanha com a Europa".

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.