Liga de Clubes e FPF assinam protocolo sobre alargamento dos campeonatos

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jun (Lusa) - A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol assinaram hoje o protocolo sobre o alargamento dos campeonatos profissionais, obrigando a que o Boavista participe para que sejam 18 os clubes na I Liga.

Fonte oficial da LPFP disse à agência Lusa que o aumento de 16 para 18 clubes no principal campeonato na época 2014/2015 permanece condicionado à integração dos "axadrezados", uma situação que não se mantém quanto à II Liga.

O alargamento da segunda competição nacional, de 22 para 24 emblemas na época 2014/1015, que foi aprovado na quinta-feira em Assembleia Geral da LPFP, vai ocorrer independentemente de o Boavista integrar a I Liga ou não.

Desta forma, após a época 2013/2014, a II Liga vai ser dividida por série norte, com os emblemas dos Açores, e sul, com os representantes da Madeira, com os 12 clubes de cada uma das zonas a defrontarem-se em duas voltas.

Os primeiros seis classificados seguem para a disputa da subida ao primeiro escalão, com o primeiro a sagrar-se campeão da II Liga, e os clubes colocados entre o sétimo e o 12.º posto jogam pela manutenção, sendo despromovidos os três últimos, numa fase em que os emblemas defrontam os adversários duas vezes, como visitado e como visitante.

Para cumprir este alargamento, na época de 2013/2014, apenas o último classificado da II Liga vai descer ao campeonato nacional de seniores, tal como ocorrerá na I Liga, caso o Boavista seja integrado.

Em declarações à Lusa, o presidente da LPFP, Mário Figueiredo, destacou que "o acordo é fruto da cooperação positiva entre os presidentes das duas instituições, a bem do futebol português".

JP // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029.