Líderes da UE reúnem-se novamente a 16 de Julho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 27 jun (Lusa) -- Os líderes europeus reúnem-se extraordinariamente no dia 16 de julho para decidir quem irá ocupar lugares cimeiros da União Europeia, numa cimeira com a participação de Jean-Claude Juncker, anunciou hoje o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy.

Os líderes da UE deverão decidir a 16 de julho, após a confirmação de Junker como próximo presidente da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, quem irá ocupar o cargo de presidente do Conselho Europeu, substituindo Van Rompuy, e o de Alto Representante da UE para os Assuntos Externos, atualmente assumido por Catherine Ashton.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos hoje em Bruxelas, indigitaram o luxemburguês Jean-Claude Juncker para o cargo de presidente da Comissão Europeia, anunciou o presidente do Conselho Europeu.

O nome de Juncker, que era o candidato do Partido Popular Europeu - vencedor das eleições europeias de maio - terá agora que ser confirmado pelo Parlamento Europeu, numa votação que terá lugar em meados de julho, para suceder a José Manuel Durão Barroso, cujo mandato termina em outubro.

Junker foi escolhido por maioria qualificada de 26 Estados-membros, com os votos contra do Reino Unido e da Hungria, confirmou Van Rompuy.

IG/ACC/ATF // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.