Obama telefonou a Graça Machel e encontrou-se com filhas de Mandela

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 29 jun (Lusa) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou hoje a Graça Machel, mulher de Nelson Mandela, hospitalizado em estado crítico em Pretória, para lhe transmitir "apoio", segundo um comunicado da Casa Branca.

"Sinto-me honrada" com as mensagens de Barack Obama e da mulher, Michelle, e "transmiti-as a Madiba", afirmou em comunicado Graça Machel, usando o nome pelo qual Mandela é conhecido.

Obama, que está a visitar a África do Sul, anunciou que não iria ao hospital visitar Mandela para não o incomodar, mas que manteria contacto com familiares do líder histórico da luta anti-apartheid, o que viria a fazer telefonando a Graça Machel e encontrando-se com duas filhas e alguns dos netos do ex-presidente.

Numa conferência de imprensa realizada pouco antes, em Pretória, Obama elogiou a coragem de Mandela e considerou-o "uma inspiração para o mundo".

EO // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.