Vale de Cambra investe em centro ambiental e requalifica Avenida Camilo Matos

| País
Porto Canal / Agências

Vale de Cambra, 26 jun (Lusa) - A Câmara Municipal de Vale de Cambra ainda não tem conclusões quanto à auditoria destinada a apurar a situação económico-financeira da autarquia, mas está a avançar no centro da cidade com dois projetos financiados por fundos comunitários.

Segundo revelou hoje fonte da autarquia, um desses investimentos é o relativo ao Centro de Educação Ambiental que, embora já venha promovendo atividades pedagógicas nas escolas do município, foi sujeito a uma candidatura para construção de um edifício próprio no Parque Urbano da Cidade. A outra aposta é na requalificação da Avenida Camilo Tavares Matos e da envolvente do Santuário de Santo António.

"Apesar de o seu espaço físico ainda não estar pronto, o Centro de Educação Ambiental já atua nas escolas de Búzio, nas Dairas e na Escola Secundária, desenvolvendo atividades para os mais jovens, que são um público muito importante na sustentabilidade do projeto", defende a mesma fonte.

No total, essas ações imateriais e a construção do edifício no Parque da Cidade envolvem um total de 200.000 euros, com 85% de financiamento pelo programa ON2 - Novo Norte, no âmbito do projeto de Regeneração Urbana "ConViver Vale de Cambra".

O edifício vai continuar a apoiar as ações de sensibilização e workshops já em curso, nomeadamente no que concerne à compostagem doméstica, mas passará também a desenvolver ateliês dirigidos à população em geral e a promover visitas guiadas a pontos de interesse ambiental.

Quanto ao prazo para execução do imóvel, a autarquia não o refere, mas adianta que a empreitada "tem que arrancar em breve".

No que se refere ao arranjo daquela que é uma das principais avenidas da cidade, a autarquia não revela o valor da obra, mas os trabalhos já estão em curso e deverão dar-se por concluídos no final de setembro.

"A empreitada é objeto de financiamento pelo QREN, a 85%, e integra o projeto de Regeneração Urbana - ConViver Vale de Cambra", revela a mesma fonte.

A obra em questão poderia não ser considerada prioritária nesta altura, mas, ainda segundo a mesma fonte, "a sua não-execução acarretaria penalizações para o município, nomeadamente a devolução de verbas já recebidas relativas a outras ações da mesma candidatura".

Nesse sentido, a Câmara vem apelando à compreensão da comunidade, "em especial de moradores e comerciantes", para os "inconvenientes que necessariamente serão causados" pelos trabalhos.

Essas intervenções estendem-se também ao Santuário de Santo António, na Rua Dr. Domingos Almeida Brandão, e preveem a drenagem de águas residuais e pluviais, a fresagem do piso e sua pavimentação, e a instalação de sinalização horizontal e vertical, com vista a "uma maior e melhor mobilidade para trânsito e peões".

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.