Portugal aponta aos "oitavos" no Mundial de andebol feminino de sub-20

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jun (Lusa) -- A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 inicia, no sábado, o Mundial da Croácia2014 frente à França, em Koprivnica, com o objetivo de "lutar pelos oitavos de final", "ser competitiva" e "intrometer-se entre os favoritos".

Portugal integra o Grupo C da fase regular, que decorre em cinco jornadas até 05 de julho, juntamente com as seleções da Suécia, França e Hungria, respetivamente primeiro, segundo e terceiro classificados do último Mundial de sub-20, Japão e Congo.

"Vamos tentar terminar entre os quatro primeiros do nosso grupo para ficar entre os 16 classificados para os oitavos e depois, a partir daí, vamos ver o que é que vai acontecer", referiu à agência Lusa o selecionador João Florêncio.

Os quatro melhores classificados dos quatro grupos de qualificação, cada um com seis equipas, seguem para os oitavos de final, que se disputam em Koprivnica e Dugo Selo, a 07 de julho.

Nesta fase, o Grupo A cruza com o Grupo B, com o primeiro classificado a defrontar o quarto e o segundo o terceiro, o mesmo acontecendo entre os grupos C -- de Portugal - e D, que integra Rússia, Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Tunísia.

"Temos três equipas europeias muito fortes e a seleção do Japão, que é igualmente boa e que no último mundial de sub-18 ficou em sétimo, perdendo apenas com um golo com a campeã do Mundo desta geração, a Dinamarca", explicou João Florêncio.

As seleções que terminarem a fase de grupos nos quinto e sexto lugares seguem para a Taça Presidente, que vai ter lugar em Cakovec, de 07 a 09 de julho.

"Estou confiante que vamos ser competitivos, mesmo com as seleções mais poderosas e, se formos competitivos e conseguirmos meter umas `garfadazinhas´ no favoritismo dessas seleções, será excelente", defendeu.

João Florêncio assegura que a seleção portuguesa vai "jogar de igual para igual com as demais e lutar muito".

"Vamos transmitir a ideia de que há aqui futuro e depois vamos ser competitivos com as seleções que vamos encontrar", disse.

O selecionador luso destacou ainda o feito inédito de, pela primeira vez no andebol feminino português de formação, duas seleções marcarem presença este ano nas fases finais dos mundiais de sub-20 (juniores A) e sub-18 (juniores B).

"Conseguimos este apuramento nas duas seleções em função da classificação que obtivemos nos sub-17, quarto lugar no Europeu, e em função do apuramento nos sub-20", explicou o selecionador.

João Florêncio adiantou que o foco principal desta participação dupla de Portugal em fases finais de mundiais incide na seleção mais jovem, de sub-18, que, "pelas provas realizadas e pela sua capacidade internacional, tem tido um registo mais competitivo".

"O importante é conseguir que estas duas gerações estejam num nível elevado e isso já conseguimos. Agora, vamos tentar estar ao melhor nível também nos mundiais", explicou João Florêncio.

Ainda de acordo com o selecionador português, esta é uma "oportunidade fantástica para esta geração de atletas", na qual os responsáveis da federação depositam "muita esperança".

Portugal começa a sua participação frente à França, a 28 de junho, e, a 29 de junho, as lusas defrontam a Suécia. Segue-se um dia de folga e, depois, o jogo com a Hungria, a 01 de julho. Nova folga e Portugal defronta o Japão, a 03 de julho, após o que, depois de nova pausa, encerra a participação com o Congo, a 05 de julho.

Os jogos dos quartos de final decorrerão em Koprivnica, a 09 de julho, e os jogos de classificação final, dos nono ao 16.º lugares em Dugo Selo, a 09, 10 e 12 de julho.

Os vencidos dos quartos de final vão competir para os quinto ao oitavo lugares, a 11 e 13 de julho, enquanto os semifinalistas vão jogar a 11 de julho no mesmo local. As finais decidem-se em Koprivnica, a 13 de julho.

A lista de 16 jogadoras eleita por João Florêncio para o Mundial da Croácia2014 é a seguinte:

- Guarda-redes: Isabel Góis (Madeira SAD) e Jessica Ferreira (CS Madeira).

- 1.ª linha: Patrícia Mendes (Juventude Lis), Mónica Soares (Alavarium), Mariana Lopes (Alavarium), Ana Gante (Juventude Lis), Maria Cerqueira (Maiastars) e Patrícia Lima (Colégio de Gaia).

- 2.ª Linha: Daniela Mendes (CA Leça), Sofia Mota (Colégio de Gaia), Patricia Rodrigues (JAC Alcanena), Rute Fernandes (Assomada), Tânia Braga (Alpendorada), Adriana Silva (JAC Alcanena), Soraia Fernandes (Alavarium)) e Juceleyde Cabral (Colégio de Gaia).

Constituição dos grupos:

- Grupo A (Dugo Selo): Noruega, Coreia do Sul, Croácia, República Checa, Uruguai e Cazaquistão.

- Grupo B (Zagreb): Dinamarca, Holanda, Alemanha, Angola, Sérvia e Argentina.

- Grupo C (Koprivnica): Hungria, França, Suécia, Japão, Congo e Portugal.

- Grupo D (Cakovec): Rússia, Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Tunísia.

APS // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 32 e 33 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 32.ª e 33.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quarta-feira a Liga Portugal. Na ronda 32, o FC Porto desloca-se a Chaves a 4 de maio (sábado, 20h30) e na seguinte recebe o Boavista, no Estádio do Dragão, a 12 de maio (domingo, 20h30).

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.