Dois mortos em confronto entre exército e Abu Sayyaf nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 29 jun (Lusa) -- Pelo menos dois membros do grupo islâmico Abu Sayyaf, ligado à Al-Qaida, morreram e outros cinco ficaram feridos em confrontos contra as forças de segurança no sul das Filipinas, noticia hoje a imprensa local.

O destacamento do exército encontrava-se na zona em operações de busca por duas cineastas filipinas que foram raptadas na semana passada por integrantes do Abu Sayyaf.

Os combatentes do grupo extremista abriram fogo contra o helicóptero em que seguiam os militares para a ilha de Jolo, no sul do arquipélago, na passada quinta-feira, pelo que, "em resposta, foi lançado de imediato um ataque aéreo causando duas vítimas mortais", indicou o porta-voz militar Jose Cenabre, num comunicado.

Nadjoua Bansil, de 39 anos, e a sua irmã Linda, de 35, foram vistas pela última vez há uma semana na ilha de Joló, onde se encontravam a gravar uma longa-metragem sobre a empobrecida comunidade agrícola muçulmana.

Ambas são conhecidas dos habitantes da região, sobretudo depois de terem trabalhado com a comunidade muçulmana em vários filmes que mostram a difícil situação desta minoria nas Filipinas, um país onde 93,5 % da população professa a religião católica.

Fundado por um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética em 1991, o Abu Sayyaf é considerado responsável pelos atentados mais sangrentos nas Filipinas e colabora com o braço da Al-Qaida no sudeste asiático, o grupo Yemaa Islamiya.

O Abu Sayyaf pretende estabelecer um Estado islâmico na região sul das Filipinas, dominada por sultanatos muçulmanos até à chegada dos colonizadores espanhóis.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.