Viseu preside ao Comité Estratégico da Rede Nacional de Cidades Inteligentes

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 25 jun (Lusa) -- O município de Viseu foi hoje escolhido para liderar o Comité Estratégico da Rede Nacional de Cidades Inteligentes, avançou à agência Lusa o presidente da autarquia, Almeida Henriques (PSD).

"Foi aprovado, por unanimidade, que o Comité Estratégico será presidido por Viseu e terá como vice-presidentes Castelo Branco e Almada", referiu o autarca.

A eleição foi feita hoje à tarde, durante uma reunião em Viseu, que contou com a participação dos 25 municípios que integram o consórcio RENER -- Rede de Inovação Urbana, liderado pela INTELI e membro da rede europeia de Living Labs (Laboratórios Vivos).

Almeida Henriques explicou que o Comité Estratégico trabalhará com a INTELI, que é "a entidade que tem todo o conhecimento e que, juntamente com os municípios, vai desenvolvendo todos os planos estratégicos no sentido de os implantar no terreno".

Segundo o antigo secretário de Estado da Economia, na próxima reunião já estarão mais 15 municípios.

"Esta rede passará a contar com 40 municípios que têm como principal desígnio constituírem-se enquanto uma rede de cidades inteligentes. Há municípios que estão a diferentes velocidades, mas esta rede visa puxar por eles nos seus diferentes vetores", explicou.

Almeida Henriques frisou que "esta rede tem a importância de ser, desde logo, bastante alargada" e integrar "um conjunto de cidades que se propõem, nos diferentes domínios, serem cidades inteligentes".

Os seus domínios de atuação serão a inclusão social, a inovação numa perspetiva de ligação ao território, a sustentabilidade (integrando a eficiência energética, a mobilidade, as questões ambientais e o desenvolvimento cultural das cidades), a governação e a conectividade.

"São cinco áreas extremamente importantes. Num momento como este, em que se está a iniciar um novo quadro comunitário de apoio em Portugal, permitirá a estes municípios, nesta lógica de rede, prepararem-se melhor para prosseguirem objetivos comuns e desenvolverem projetos nos seus territórios", considerou.

Por outro lado, segundo o antigo secretário de Estado, esta presidência permitirá a Portugal "posicionar-se melhor em candidaturas diretas a Bruxelas, designadamente no programa Horizonte 2020".

"Ao longo dos anos Portugal não tem sabido tirar muito partido destas candidaturas diretas a Bruxelas. Através desta rede espera-se que efetivamente consigamos criar uma dinâmica muito maior do ponto de vista dessas candidaturas", acrescentou.

AMF // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.