Polícia sul-coreana trava lançamento de panfletos para a Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 29 jun (Lusa) -- A polícia sul-coreana impediu hoje um lançamento planeado de panfletos com mensagens contra o regime norte-coreano para o outro lado da fronteira, na sequência da ameaça de uma violenta retaliação por parte da Coreia do Norte.

Um grupo de desertores do Norte e ativistas dos direitos humanos norte-americanos tinha indicado que se preparava para lançar, com recurso a balões, 200 mil panfletos, mas um contingente de polícias à paisana impediu que os descarregassem do interior de uma carrinha em Imjingak, zona turística perto da fronteira.

O exército norte-coreano tinha advertido, horas antes, que iria abrir fogo contra o local de lançamento, acusando Seul de uma crescente confrontação com Pyongyang "em conluio" com os Estados Unidos.

Park Sang-Hak, um proeminente ativista, ficou temporariamente sob custódia pouco depois de tentar atravessar, com a viatura, o perímetro delineado pela polícia para alcançar o local de lançamento, a cerca de 300 metros de distância.

Em abril e em maio, a polícia sul-coreana travou idênticos lançamentos, escudando-se nos protestos dos residentes da zona.

Os moradores da região opõem-se à iniciativa porque a Coreia do Norte ameaçou atacar as zonas usadas para o lançamento dos panfletos, os quais contêm, na maioria das vezes, mensagens que instam à revolta contra o regime comunista.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.