Primeiro casamento homossexual na Califórnia após levantamento de suspensão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 29 jun (Lusa) -- Um casal de lésbicas celebrou o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia desde 2008, após o levantamento, esta sexta-feira, da suspensão do mesmo naquele estado norte-americano decretado por um tribunal de recurso.

Kristin Perry e Sandra Stier, juntas desde 1997 e na frente da luta pelo casamento 'gay', casaram-se em São Francisco, apenas algumas horas depois de um tribunal de recurso ter levantado a suspensão provisória da celebração de casamentos homossexuais no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos.

Esta decisão seguiu-se à da do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, de quarta-feira, a qual abriu caminho para que o casamento homossexual voltasse a ser legal no estado da Califórnia, ao deliberar que uma queixa apresentada por um grupo de militantes anti-matrimónio homossexual não era aceitável.

Os nove juízes da alta instância foram chamados a pronunciar-se sobre a constitucionalidade da "Proposta 8", aprovada em referendo, em 2008, que proibia o casamento homossexual neste estado norte-americano e que os seus apoiantes pretendiam colocar na constituição estadual.

Os ativistas anti-casamento homossexual pediram ao Supremo Tribunal para confirmar a "Proposta 8", a qual tinha sido considerada inconstitucional por um tribunal inferior.

O Supremo Tribunal considerou que o grupo defensor da Proposta 8, que apresentara o recurso, não estava legalmente habilitado a fazê-lo e, por isso, reenviou o dossiê para a jurisdição californiana.

"A suspensão (...) está levantada com efeito imediato", lê-se num acórdão do tribunal de recurso publicado esta sexta-feira no seu 'site'.

Kristin Perry e Sandra Stier eram um dos casais que esteve na origem da contestação na justiça contra a "Proposta 8".

Além da capital dos Estados Unidos, Washington DC, 13 estados norte-americanos legalizaram o casamento 'gay': Califórnia, Connecticut, Delaware, Iowa, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Vermont e Washington.

DM (CP/SCA) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.