Acções da banca com ganhos acentuados puxam pelo PSI20

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) -- As ações do setor financeiro estavam hoje a liderar as subidas na bolsa de Lisboa, com destaque para os ganhos acentuados de 12,56% do BCP e 6,36% do BES.

Pelas 13:30, o principal índice da bolsa de Lisboa, PSI20, contrariava a tendência das praças europeias e valorizava 0,96% para 6.982,73 pontos.

O BCP seguia à frente nas subidas ao avançar 12,56% para 0,18 euros, acentuando os ganhos do início da sessão, mas abaixo dos 15% que chegou a valorizar. Na terça-feira à noite, o banco anunciou um aumento do capital social de 2.250 milhões euros, com que pretende reembolsar o Estado em 1.850 milhões euros pelos instrumentos de capital híbrido (as chamadas 'CoCo´s Bonds') que detém na instituição.

Quanto ao BES, este ganhava 6,36% para 0,82 euros, depois de nas últimas cinco sessões consecutivas ter acumulado perdas, num momento de alterações na gestão que passarão pela saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva.

O BPI posicionava-se como a terceira maior subida no PSI20, ao avançar 3,90% para 1,60 euros.

Ao fim da manhã, o banco liderado por Fernando Ulrich anunciou que devolveu ao Estado os 420 milhões de euros que faltavam para concluir o reembolso do capital público, cumprindo assim a intenção de pôr fim à intervenção do Estado na instituição três anos antes do prazo limite.

Ainda na banca, o Banif subia 3,09% para 0,01 euros (um cêntimo) e a Espírito Santo Financial Group ('holding' familiar que detém 25,1% do BES) 1,06% para 2,28 euros.

Além dos cinco títulos da banca, seguiam apenas a ganhar no PSI20 a Portugal Telecom e a Semapa, enquanto os restantes 13 desvalorizavam, com destaque para a queda de 3,48% da Altri para 2,17 euros.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.