Carlos Costa defende novo conceito de reguladores para setores sem concorrência

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 jun (Lusa) - O governador do Banco de Portugal afirmou hoje que os custos do fornecimento dos serviços pesam tanto ou mais sobre as empresas do que os custos salariais e apelou a uma regulação mais interventiva nos mercados sem concorrência.

Carlos Costa afirmou que as condições de oferta e preços do setor de bens não transacionáveis (no qual atuam as empresas de 'commodities', como as de energia ou da água), são "fundamentais" para determinar a competitividade das empresas do setor de bens transacionáveis e condicionam as condições de trabalho nestas empresas.

"Nós focamo-nos muito nas questões dos custos salariais, mas há setores onde os custos associados à compra de bens dos setores não transacionáveis contam tanto, ou mais, do que os custos salariais e onde as economias feitas têm muita importância", salientou, durante uma conferência sobre 'A nova economia e as novas formas de financiamento', que decorre em Lisboa.

"O que se coloca aqui não é uma questão de rendas ou não de rendas. É uma questão geral de regulação e qualidade de regulação", sublinhou o mesmo responsável.

Carlos Costa considerou que este processo deve ser feito em contínuo, e de uma forma multianual, para garantir que "todos os agentes, incluindo os fornecedores de serviço, saibam perfeitamente qual o quadro em que se movem", face à ausência de um quadro de concorrência que imponha restrições.

O governador do Banco de Portugal apelou a um novo conceito de reguladores, que sejam "entidades intervenientes na definição das condições de relacionamento" entre os setores de bens transacionáveis e não transacionáveis.

"Tem de ser um regulador capaz de atrair competências para exercer estas funções, tem de ter o poder para o fazer e tem de ter a independência para o fazer", frisou, acrescentando que, caso contrário, facilmente se transferem para o cliente final ineficiências, margens e investimentos não justificados ou insuficiências de fornecimento de serviço.

RCR/JMG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.