Volta a Portugal: Um percurso com estreias, mas sem o prometido regresso ao sul

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 jun (Lusa) -- A 76.ª Volta a Portugal em bicicleta, hoje apresentada, encontrou novos portos de abrigo, mas ainda não será este ano que o pelotão rumará ao sul, ficando o percurso restringido à parte superior do mapa.

Em ano de renovação de contratos trianuais com as câmaras, Joaquim Gomes, diretor da maior prova velocipédica nacional, tinha-se proposto a recuperar o Alentejo e o Algarve, ausentes desde 2008, como rotas de passagem da prova, uma intenção que não passou disso mesmo.

No entanto, Joaquim Gomes trouxe Trás-os-Montes de novo para a Volta a Portugal e conseguiu cidades inéditas, sempre acima do Tejo, para substituir as "suspeitas do costume", num traçado de 1.613,4 quilómetros entre Fafe e Lisboa, que terão nas invariáveis Senhora da Graça (Mondim de Basto) e Torre (Seia) e na estreante Serra do Larouco os seus momentos mais decisivos.

Tal como aconteceu em 2011, Fafe acolhe o prólogo inicial, que vai definir o primeiro camisola amarela, coroado depois de 6,8 quilómetros nas curvas e contra-curvas (e no empedrado) da cidade minhota.

Depois da definição de valores na "Grande Partida", a caravana iniciará a primeira etapa em linha em Lousada, de onde seguirá em direção à Maia, que regressa à competição como cidade-meta dos 183,5 quilómetros da jornada.

Na segunda etapa, o pelotão sairá de Gondomar rumo a Braga, numa tirada de 171,8 quilómetros, que inclui a passagem pelo Sameiro e pelo Bom Jesus, num percurso tão bonito quanto duro para os ciclistas.

Ao quarto dia, o pelotão parte da habitual Viana do Castelo em direção à estreante Montalegre, onde os candidatos à geral terão o seu primeiro grande teste: os 180 quilómetros da terceira etapa contemplam cinco contagens para o prémio de montanha, a última das quais, de primeira categoria, na Serra do Larouco, coincidindo com a meta a 1.525 metros de altitude, o segundo ponto mais alto de Portugal continental.

O primeiro domingo da 76.ª edição está reservado para a sempre espetacular subida à mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto, depois de longos e duros 192,5 quilómetros, com início na estreante Boticas, vila rural envolvida pelo xisto e granito da agreste Serra do Barroso.

No dia seguinte, Alvarenga, ponto de partida da quinta etapa, faz a sua estreia na Volta a Portugal, numa jornada que se prevê agitada, uma vez que o pelotão terá de cumprir 161,3 quilómetros até ao Monte Córdoba, em Santo Tirso, onde está instalado o Santuário de Nossa Senhora da Assunção.

Depois de quatro dias consecutivos a subir, a etapa que antecede a jornada de descanso é considerada de transição e será uma oportunidade para os "sprinters" terminarem na frente: entre Oliveira do Bairro e Viseu existe uma única montanha, de segunda categoria, no Caramulo, durante os 155 quilómetros que fazem a etapa em linha mais curta deste ano.

Cumprida a jornada de repouso, a 6 de agosto, em Viseu, o pelotão, com energias redobradas, ataca a etapa rainha, com a imponente Serra da Estrela, colocada este ano um dia antes do habitual.

A sétima etapa partirá de Belmonte, que, com a Serra à vista, servirá de rampa para os 172,5 quilómetros que a caravana terá pela frente.

As dificuldades surgem logo após a passagem pela Covilhã, com a subida às Penhas da Saúde e a posterior descida até Manteigas, onde o pelotão começará a trepar serra acima até às Penhas Douradas, a última grande dificuldade antes da emblemática chegada à Torre.

Se o vencedor não ficar decidido no ponto mais alto do continente português, os candidatos à geral terão mais uma oportunidade, um dia depois de percorrerem a jornada mais longa da 76.ª edição, os 194 quilómetros entre o Sabugal e Castelo Branco.

Na penúltima etapa, os corredores terão de fazer novamente o exercício do contrarrelógio, nos 28,9 quilómetros que ligam a estreante vila de Oleiros ao centro da Sertã.

A 10 de agosto, já com as contas (quase) todas feitas, o camisola amarela passeará a sua vitória nos 167,1 quilómetros entre a novata aldeia de Burinhosa, concelho de Alcobaça, e a Avenida da Liberdade, em Lisboa.

O pelotão vai rolar em direção ao centro da capital portuguesa, passando por Torres Vedras junto à estátua de Joaquim Agostinho, num gesto de homenagem ao corredor falecido há 30 anos, antes de poder finalmente respirar de alívio e festejar.

AMG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.