TAP admite que cancelamento de voos pode aumentar com início da greve de 'hadling'

| Economia
Porto Canal

A greve de trabalhadores de 'handling', que começa hoje à tarde, deverá piorar a situação causada pela paralisação dos controladores aéreos de França, que levou hoje ao cancelamento de 30 voos em Portugal, admitiu o porta-voz da TAP.

"As duas coisas conjugadas podem piorar a situação", afirmou à agência Lusa António Monteiro, sublinhando, no entanto, que ainda não é possível fazer uma previsão do dia.

Segundo referiu, a TAP tinha previsto cancelar dois voos na terça-feira devido à paragem dos controladores aéreos franceses, mas "à noite, as coisas complicaram-se" e levaram à anulação de 20 voos da TAP. No total, a greve dos controladores aéreos franceses obrigou na terça-feira ao cancelamento de 66 voos nos aeroportos de Lisboa, Faro e Porto.

"Não sabemos o que vai acontecer hoje", reforçou António Monteiro, alegando que as greves -- tanto dos controladores como dos técnicos de 'hadling' -- escapa ao controlo da companhia aérea portuguesa.

Pelo menos 30 voos foram hoje cancelados nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro na sequência da greve dos controladores aéreos de França, a maioria dos quais das companhias aéreas TAP e Ryanair.

Destes 30 voos, cerca de um terço deveria ser cumprido pela TAP que está a encaminhar os passageiros afetados para hotéis, à espera de novos voos.

Uma situação que o porta-voz da companhia admitiu "estar a sair cara" à TAP, já que "a hotelaria está cheia" devido às férias de verão.

No entanto, para já "a prioridade é resolver as situações necessárias", sublinhou António Monteiro, remetendo para mais tarde eventuais balanços dos custos associados às greves.

A ANA-Aeroportos aconselhou os passageiros que vão viajar hoje a informarem-se "junto das suas companhias ou agências de viagem sobre o estado do seu voo antes de se deslocarem para os aeroportos".

A paralisação dos controladores aéreos franceses - convocada pelo sindicato Unsa-ICNA em protesto contra a falta de investimento na navegação aérea - está marcada até domingo.

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.