Humberto Coelho diz que Portugal não esteve no seu melhor

Humberto Coelho diz que Portugal não esteve no seu melhor
| Mundial 2014
Porto Canal

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol Humberto Coelho considerou hoje que a seleção esteve longe do seu melhor nos dois primeiros jogos no Mundial2014, mas defendeu que a qualidade dos jogadores não pode ser posta em causa.

"Não estivemos ao nosso melhor, não há dúvida nenhuma. Temos muitos jogadores em Espanha, num campeonato muito duro, alguns chegaram à final da Liga dos Campeões. Outros jogadores que tiveram algumas lesões. Houve todo um trabalho que em 2012 não tivemos, sabíamos que ia ser difícil", disse.

Em conferência de imprensa no centro de treinos da Ponte Preta, em Campinas, o dirigente lembrou que a pesada derrota com a Alemanha (4-0) na estreia condicionou e afetou a seleção, mas lembrou que a maior para destes jogadores fizeram um "Euro2012 brilhante" e que não se pode "pôr em dúvida essa qualidade".

"Há 14 anos que estamos seguidos em fases finais. Havemos de ganhar uma vez. Agora temos de trabalhar muito, na capacidade dos jogadores, mas também nas instâncias internacionais", disse Humberto Coelho, garantindo que Portugal tem de "ter mais peso" internacionalmente, pois quer "ter a mesma proteção que alguns clubes e federações têm" e ser tratado "da mesma maneira".

Sobre as declarações de Ronaldo, que disse que nunca tinha pensado em ser campeão do Mundo e que Portugal não tem uma seleção de topo, Humberto Coelho disse que o capitão "também está desiludido, como todos" na equipa nacional.

"O Cristiano é o expoente máximo do que é ganhar. O Cristiano sentiu que Portugal ainda não está em condições de ganhar, apesar de termos o melhor do Mundo. Temos jogadores de qualidade, mas que não se encontravam nas melhores condições", disse o vice-presidente da FPF, que admitiu que as "expetativas eram demasiado elevadas para estado atual da equipa".

Antigo selecionador nacional, Humberto Coelho lembrou ainda que "os jogadores quando chegam a um estágio nunca estão a cem por cento, em especial no final da época", referindo que as escolhas competem ao selecionador, em conjunto com a equipa médica, e que a federação "tem é de dar as melhores condições".

Humberto Coelho disse ainda que os portugueses acreditam que não irá haver um empate combinado entre os Estados Unidos e a Alemanha, que colocaria as duas equipas nos oitavos de final

"Acreditamos. Tenho visto a passar esse jogo [jogo entre Alemanha e Áustria em 1982] nas televisões brasileiras. A FIFA tem como bandeira o ‘fair-play’, não deixaria isso acontecer. Não quero pensar que isso possa acontecer. As duas equipas vão jogar para ganhar. Não acredito que vai haver arranjinho", afirmou.

Para se qualificar para os oitavos de final, a seleção portuguesa tem de vencer na quinta-feira o Gana e esperar que não haja um empate entre os Estados Unidos e Alemanha, tendo ainda de recuperar de uma grande desvantagem na diferença entre golos marcados e sofridos – cinco para os americanos e oito para os alemães.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.