Henrique Jones garante que Ronaldo está bem melhor do que quando chegou ao Mundial2014

Henrique Jones garante que Ronaldo está bem melhor do que quando chegou ao Mundial2014
| Mundial 2014
Porto Canal / Agências

O médico Henrique Jones afiançou hoje que Cristiano Ronaldo está melhor do que quando se juntou à seleção portuguesa de futebol e que esteve sempre clinicamente apto para jogar no Mundial2014.

"O Cristiano Ronaldo está bem melhor do que quando chegou aqui. Quando o boletim clínico referiu a lesão muscular, esse era o problema de base. Foi quando fizemos ressonância magnética e constatámos que estava muito melhor. Achámos por bem dizer que o Cristiano tinha uma lesão tendinosa de base e que estava melhor, mas que não deixava de existir. Quando tivemos a certeza que estava controlado, decidimos colocar no boletim clínico", afirmou.

O responsável clínico lembrou que o primeiro dia em que se falou do problema rotuliano de Cristiano Ronaldo foi a 06 de abril e que, a partir daí, se começou a omitir essa situação e a falar mais da lesão muscular.

"Nunca nestes dois meses e meio treinou como agora. Só jogava. Temos uma grande relação com o departamento médico do Real Madrid, estivemos sempre a par dos exames do Cristiano. Tivemos a par do esquema médico de recuperação do Cristiano. Sabíamos as condições que ele tinha. Posso dizer que no dia em que Portugal jogou com o México [particular a 07 de junho] fizemos a única ressonância, que nos tranquilizou em relação ao tendão rotuliano", disse.

O médico adiantou que estas lesões se arrastam, "mas têm fases em que permitem estar em competição", em que o jogador está "assintomático, a não ser um pequeno incómodo que uma tendinopatia arrasta", garantindo que o reintegraram na equipa apenas quando tiveram a certeza de que não tinha problemas.

"Em termos médicos, não sei o que é 100 por cento. Clinicamente, Cristiano estava apto para competir. É o que posso responder", admitiu.

Sobre a presença do fisioterapeuta Javier Santamaria, do Real Madrid, junto da seleção portuguesa, Henrique Jones disse que, como ortopedista, tinha alertado que era necessário mais um fisioterapeuta, dizendo que foi uma escolha "baseada na competência e não na nacionalidade", embora admita que os critérios da contratação foram decididos pela federação.

+ notícias: Mundial 2014

Fernando impossibilitado de representar a Portugal

O médio luso-brasileiro Fernando, jogador do FC Porto, está impossibilitado de representar a seleção portuguesa e não poderá vestir a camisola das "quinas" no Mundial2014, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Scolari revela lista de 23 convocados do Brasil para o Mundial2014 quase sem surpresas

O selecionador brasileiro de futebol, Luiz Felipe Scolari, anunciou hoje os 23 convocados para o Mundial de 2014, que decorrerá no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho, numa lista quase sem surpresas.

Park Chuyoung é a novidade entre os 23 convocados da Coreia do Sul

A inclusão do avançado Park Chuyoung, emprestado pelo Arsenal ao Watford, constitui a principal novidade da lista de convocados da Coreia do Sul, divulgada hoje, para o Mundo2014 de futebol, no Brasil.