Estado arrecada mais de 14.600 ME em impostos até Maio

Estado arrecada mais de 14.600 ME em impostos até Maio
| Economia
Porto Canal

A receita fiscal do Estado aumentou 3,4% até maio e em termos homólogos, tendo sido arrecadados 14.624 milhões de euros em impostos nos primeiros cinco meses do ano, segundo números do Governo.

De acordo com um comunicado hoje enviado pelo Ministério das Finanças sobre a síntese da execução orçamental, que será hoje publicada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), "a receita fiscal líquida acumulada do Estado até maio de 2014 ascendeu a 14.624 milhões, o que representa um aumento expressivo de 477 milhões de euros face ao montante cobrado em igual período de 2013".

A tutela refere ainda que a receita líquida acumulada dos impostos diretos (IRS - Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Singular e o IRC - Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Coletiva) aumentou 4,4% e que a receita ilíquida acumulada dos impostos indiretos (sobre o consumo) aumentou 2,5% até maio deste ano face ao mesmo período do ano passado.

Dentro dos impostos indiretos, o executivo destaca "a aceleração do crescimento da receita do IVA (+2,9%), do Imposto sobre Veículos (41,6%), do Imposto sobre o Tabaco (4,9%), do Imposto Único de Circulação (17,2%) e do Imposto sobre o Álcool e Bebidas Alcoólicas (2,1%)".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.