Pires de Lima diz que 2014 "está a ser" o ano da retoma do investimento

| Economia
Porto Canal

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou hoje que 2014 "está a ser" o ano da retoma do investimento em Portugal e destacou que investidores alemães estão a apostar no mercado português.

Pires de Lima falava aos jornalistas à margem da conferência "60 anos de conetividade", organizada pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), que decorre hoje no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Questionado sobre se 2014 é o ano da verdadeira retoma do investimento, o ministro disse: "Está a ser, já não vale apena só acreditar".

Pires de Lima recordou que no último trimestre do ano passado fez várias visitas à Alemanha, onde manteve contactos com vários responsáveis do país.

"Revelei nessa altura que em 2014 veríamos investidores alemães a apostarem em Portugal. É o que está a acontecer, o mais emblemático é seguramente o da Volkswagen Autoeuropa, mas há outros investidores alemães, empresas que já cá estão, outras que estão a conhecer Portugal, que estão a investir" no país, acrescentou.

No primeiro trimestre, o investimento "cresceu, pela primeira vez em muitos anos, 12%, muito mais que as projeções económicas" que tinham sido feitas, sublinhou.

Pires de Lima destacou as características "muito especiais" do investimento alemão, considerando que este devem ser "acarinhadas", e especificou que é um investimento de "longo prazo", muitas vezes "associado à indústria" e "criador de emprego qualificado".

O governante lembrou que os salários médios pagos pelas empresas alemãs em Portugal são altos, referindo que "apostam numa cultura de compromisso social, geralmente "não fazem greves" e "existe uma grande disponibilidade e motivação por parte dos trabalhadores para cumprirem os objetivos".

A conferência da CCILA, que comemora os 60 anos de existência da câmara de comércio, contará com os Presidentes português, Aníbal Cavaco Silva, e da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck.

"É bom termos agora cá empresários alemães a constatarem esta viragem que Portugal está a conhecer e a estudarem investimentos adicionais", comentou o governante, que reiterou que "Portugal precisa muito de investimento".

"Há seguramente muitas outras oportunidades de investimento que resultam destes contactos a propósito da vinda a Portugal do Presidente alemão que vão ter consequências na nossa economia. Não é imediato, não é automático, mas investindo em 2014 teremos mais condições para em 2015 e 2016 vermos a nossa economia a crescer e o desemprego a descer", sublinhou.

O governante disse ainda, citando a sua "experiência prática" que quando "as administrações dão o exemplo, se preocupam com as pessoas e as envolvem na gestão, é mais fácil chegar a acordos, ter trabalhadores motivados e produtivos".

Pires de Lima lembrou que nas empresas do setor privado português "as manifestações e greves não têm sido a nota".

"Acho que há um Portugal imenso que está a puxar por esta viragem económica e está ajudar Portugal a crescer", disse, reconhecendo que há greves na Administração Pública, área que atravessa um "momento difícil".

O ministro da Economia esteve reunido com os presidentes da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Associação Federal da Indústria Alemã (BDI).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.