Emprego no Norte cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2014

Emprego no Norte cresceu 1,5% no primeiro trimestre de 2014
| Economia
Porto Canal

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) divulgou hoje que o emprego no Norte do país registou um crescimento de 1,5% no primeiro trimestre do ano, "impulsionado sobretudo pelas indústrias transformadoras".

"Após cinco anos com variações homólogas sempre negativas, o emprego regional, no Norte do país, beneficiou de uma inversão de tendência", revelam dados do boletim Norte Conjuntura, publicado pela CCDR-N.

Segundo o relatório, hoje divulgado, também nos três primeiros meses de 2014 "a taxa de desemprego voltou a descer, tal como nos três trimestres anteriores, fixando-se agora em 15,8%".

Em comunicado, a CCDR-N destaca ainda que as exportações de mercadoria da região do Norte sofreram uma "desaceleração, embora mantendo uma evolução positiva, com um crescimento nominal de 4,8% no primeiro trimestre de 2014".

Este crescimento é atribuído sobretudo às "vendas de produtos tradicionais, como o vestuário, o mobiliário e o calçado".

O boletim assinala também que "os níveis de incumprimento bancário das empresas e das famílias da região do Norte voltaram a subir neste primeiro trimestre, enquanto o financiamento bancário à economia regional continuou a reduzir-se".

"No final do trimestre, o crédito vencido representava 12% do financiamento bancário às empresas da região do Norte, indicador que, a nível nacional, se situava em 13,3%", refere o comunicado da CCDR-N.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.