Vítor Constâncio adverte para riscos no mercado imobiliário

| Economia
Porto Canal / Agências

Frankfurt, Alemanha, 23 jun (Lusa) - O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, advertiu hoje que pode haver um sobreaquecimento do mercado imobiliário em alguns países europeus.

Numa conferência em Frankfurt, Constâncio referiu que as baixas taxas de juro fazem com que alguns segmentos de ativos, como o imobiliário, possam ter um sobreaquecimento (expansão excessiva) em alguns países.

"O BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmam nas suas análises de estabilidade financeira que alguns segmentos de ativos, entre os quais o imobiliário, mostram um certo sobreaquecimento em alguns países", afirmou Constâncio, citado pela Efe.

O vice-presidente do BCE destacou medidas de prudência macroeconómica que foram ativadas em países como Bélgica, Holanda, Eslovénia e Estónia para enfrentar os riscos.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.