BPN: Acusados três arguidos por compra de coleção de arte que envolveu quase 6 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jun (Lusa) - O Ministério Público acusou três arguidos envolvidos no negócio de compra de coleção de arte por uma fundação e uma sociedade da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que detinha o Banco Português de Negócios (BPN), comunicou hoje o DCIAP.

A acusação foi proferida no dia 2 deste mês e os três arguidos foram indiciados da prática de burla qualificada, fraude fiscal e falsificação e, ainda a um deles, os ilícitos de branqueamento de capitais e detenção de arma proibida.

"A acusação reporta-se a negócios de venda de pretensos espólios arqueológicos, relativamente aos quais os arguidos convenceram duas entidades, uma Fundação e uma sociedade do ex-Grupo SLN, actual GALILEI, a proceder à sua aquisição. Tal aquisição envolveu o pagamento de quantias de cerca de 6 milhões de euros", refere a nota do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Além desta coleção, o BPN tinha 82 quadros do pintor espanhol Miró e cinco milhões de moedas comemorativas do Euro2014 em futebol.

Esta acusação insere-se no âmbito da investigação ao BPN, nacionalizado pelo Governo de José Sócrates em novembro de 2008.

O processo principal, em que José Oliveira Costa, presidente e fundador do BPN, é o principal arguido, encontra-se em julgamento nas varas criminais de Lisboa desde 15 de dezembro de 2010.

Oliveira Costa é acusado de burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade e fraude fiscal qualificada.

O antigo presidente do BPN está a ser julgado juntamente com 14 arguidos e a empresa Labicer.

JOP/FC // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.