Poiares Maduro diz que meta do défice para 2013 é "atingível"

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jun (Lusa) - O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou que a meta do défice para 2013 é "atingível", considerando que os elementos da conjuntura hoje conhecidos abrem "perspetivas positivas para a economia no resto do segundo semestre".

Miguel Poiares Maduro falava aos jornalistas à margem da Universidade de Verão do European Ideas Network tendo sido questionado sobre se a meta do défice para este ano é atingível depois de hoje ter sido conhecido que o défice orçamental das Administrações Públicas atingiu os 10,6% no primeiro trimestre do ano.

"É atingível. Isso foi explicado pelo ministro das Finanças. Eu colocaria antes a ênfase, se me permite, nos elementos da conjuntura, no que abrem de perspetivas positivas para a economia no resto do segundo semestre", respondeu.

O ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional considerou que esta situação é reforçada "igualmente por notícias boas" que chegaram quinta-feira da Europa, "a nível do acordo sobre o quadro financeiro plurianual, a nível da garantia jovem, a nível da superação dos problemas que existiam quanto ao financiamento do BEI".

"São tudo elementos muito importantes que procuram e que podem promover o reforço do momento de investimento que este Governo tem vindo a mencionar", disse.

Na opinião de Miguel Poiares Maduro os "elementos importantes" conhecidos hoje "a nível da conjuntura económica que indiciam, por exemplo, uma redução da contração económica e abrem perspetivas para que no final do segundo semestre possa até existir uma retoma em termos de crescimento".

"O esforço que Portugal tem vindo a fazer, que é fundamental para criar as condições para o nosso crescimento económico, é importante que ele também fosse reforçado por ações ao próprio nível da União Europeia", defendeu.

No entanto, e na opinião do governante, Portugal não pode "ficar apenas à espera da Europa".

"Temos que fazer a nossa parte. Quanto mais fizermos a nossa parte, em melhores condições estaremos para reivindicar que a Europa faça a sua", disse.

Antecipando o discurso aos participantes da Universidade de Verão, Poiares Maduro sublinhou "as responsabilidades" que todos têm que "assumir na Europa", destacando que "Portugal tem vindo a assumir as suas responsabilidades".

"O processo de consolidação orçamental que empreendemos é fundamental para Portugal, é fundamental para termos possibilidades de um crescimento económico sustentado mas é muito importante também que isto seja complementado por parte dos nossos parceiros europeus, por parte da Europa, com medidas que promovam o crescimento em toda a Europa, medidas que reforcem a capacidade de intervenção orçamental da Europa", observou.

Para o governante é importante que, "em certas matérias em que os Estados hoje já não assumem certas funções de governação de forma efetiva", isso possa ser "complementado pela ação da União Europeia e isso exigir mais política na Europa, um espaço político europeu".

JF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.