Ricardo Salgado diz estar assegurada "transição geracional" no BES

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jun (Lusa) -- O presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, elogiou hoje os nomes propostos para a nova administração da instituição financeira e frisou que, desta forma, está assegurada a "transição geracional que se impõe".

"No limiar de cumprir 70 anos, decidi, pois, que era chegado o momento de passar o testemunho da liderança executiva do BES. Por indicação do acionista Espírito Santo Financial Group (ESFG), o Dr. Amílcar Morais Pires, atual Chief Financial Officer [administrador financeiro], e quadro do BES há mais de 28 anos, é o proposto para presidente da Comissão Executiva. O curriculum do Dr. Amílcar Morais Pires impõe-se por si próprio", escreveu Ricardo Salgado numa mensagem enviada aos trabalhadores do banco, a que a Lusa teve acesso.

Em relação ao nome proposto para a presidência do conselho de administração, o atual deputado do PSD Paulo Mota Pinto, o responsável do BES refere que se trata de "um profissional com provas dadas no plano jurídico, nomeadamente no que diz respeito aos novos quadros regulatórios e de supervisão internacionais".

"Neste sentido estará assegurada de uma forma célere e clara, a transição geracional que se impõe para a entrada num novo ciclo de crescimento e rentabilidade tendo como ponto de partida a invejável capacidade e competência da equipa composta por todos os colaboradores e a muito importante confiança dos clientes do banco", acrescentou Ricardo Salgado, que elogiou ainda os nomes de Isabel Almeida e Rita Barosa como novos rostos da Comissão Executiva do banco.

O presidente executivo do BES salientou também o "sucesso do décimo aumento de capital do banco após a privatização, uma operação que venceu todas as adversidades" e "veio reafirmar a condição exclusiva de ser o único, entre os grandes bancos portugueses, que não necessitou de recorrer ao Estado para se recapitalizar".

"Por outro lado, pelo facto do Espírito Santo Financial Group (ESFG) e o Crédit Agricole terem saído da BESPAR e as suas ações do BES passarem a ser diretamente detidas por ambos os acionistas, ficou alterado o mecanismo de controlo do capital do Banco, o que deverá obrigar à desconsolidação do BES no ESFG e à perda de influência significativa na gestão", refere Salgado.

O BES e o ESFG têm vivido um período conturbado, que culminou com o agendamento, na sexta-feira, de uma assembleia-geral extraordinária do BES para 31 de julho.

Os acionistas serão confrontados com as propostas do principal acionista do banco, o ESFG, com 25,1% do capital, entre as quais se destaca a saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva do banco.

O banqueiro deverá ser substituído na liderança da instituição por Amílcar Morais Pires, atual administrador financeiro, mas não vai dizer adeus à instituição.

Isto porque, caso os acionistas assim o aprovem na reunião magna, vai presidir a um novo órgão do banco, o Conselho Estratégico, que contará também com José Maria Ricciardi, entre outros.

TDI (JMG/DN)//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.