Exportações portuguesas para Espanha crescem 3,9% até Abril

| Economia
Porto Canal / Agências

Madrid, 23 jun (Lusa) - O setor têxtil e de confeção foi o principal responsável pelo aumento de 3,9% nas exportações portuguesas para Espanha nos primeiros quatro meses do ano, período em que as vendas espanholas para Portugal cresceram 16,7%.

Dados do Ministério da Economia e Competitividade espanhol referem que o aumento das exportações portuguesas para Espanha se deveu também ao crescimento no setor automóvel.

Paralelamente, destaca uma nota enviada hoje à Lusa pela delegação em Madrid do AICEP, a exportação de petróleo e derivados, que em 2013 representou cerca de 65% do aumento, continua a registar uma tendência decrescente (representou menos de 30%).

Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas de Portugal a Espanha ascenderam a 3.151,4 milhões de euros (mais 3,9%) e as compras ascenderam a 5.720,7 milhões de euros (mais 16,7%).

Portugal é assim o terceiro destino das exportações espanholas (quota de mercado de 7,3%) e o nono fornecedor (3,9% de quota de mercado).

Em termos mensais, as importações de Espanha aumentaram 21% em abril, face ao mesmo mês de 2013, tendo as vendas a Espanha crescido 4,8%.

ASP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.