Economia da zona euro volta a desacelerar em Junho

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jun (Lusa) - A economia da zona euro desacelerou em junho pelo segundo mês consecutivo, anunciou hoje a empresa de serviços de informação financeira Markit.

O índice PMI (Purchasing Managers Index) composto da zona euro atingiu 52,8 pontos em junho, contra 53,5 em maio, o valor mais baixo dos últimos seis meses, mas acima dos 50 pontos pelo 12.º mês consecutivo, segundo a Markit.

Um índice PMI inferior a 50 pontos significa contração, enquanto um superior indica expansão da atividade.

Este índice inclui tanto a produção da indústria transformadora como a atividade comercial do setor dos serviços.

Apesar da desaceleração, a produção da indústria transformadora aumentou ao mesmo ritmo que a atividade do setor serviços, ainda que em ambos os casos os ritmos de crescimento se tenham travado.

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, sublinhou que "o PMI de junho pôs fim ao trimestre mais sólido dos últimos três anos.

Williamson considerou "preocupante" o recuo do índice pelo segundo mês consecutivo, já que vem demonstrar que "a recuperação da zona euro está a perder força".

Na opinião do responsável da Markit, espera-se que as recentes medidas de estímulo do Banco Central Europeu (BCE) ajudem a reanimar o crescimento.

Williamson sublinhou que "a maior preocupação" resulta das tendências divergentes da zona euro.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.